O que fazer para a competição não prejudicar a equipe?

Saiba se a competição prejudica “Na equipe de vendas da qual faço parte, somos estimulados a competir uns com os outros, mas como fazer com que essa competição não estrague o clima organizacional e não prejudique a amizade entre os colegas?” (leitor optou por não se identificar)

Maria Inês Felippe é palestrante e consultora de recursos humanos, desenvolvimento gerencial e de equipes.

?Às vezes, as empresas estimulam a competição entre os vendedores com o objetivo de aumentar as vendas. Não que isso seja uma prática inadequada, mas devemos tomar um certo cuidado. Em alguns casos, a competição poderá levar a um desgaste muito grande na equipe, minimizando a força ao concorrer contra a concorrência. É importante que esteja claro que é uma estratégia da empresa e que os vendedores não devem abater-se, fragilizando-se. O clima de competição poderá tanto desafiar você, quanto destruí-lo, isso dependerá de como utilizará a sua força para vencer, mas mantenha sempre em mente que um bom jogador sabe fazer suas jogadas de sucesso tanto individual como coletivamente. Use a sua capacidade criativa para lidar com as diversas dificuldades.?

Visite o site: www.mariainesfelippe.com.br

João Alberto Costenaro é palestrante e consultor empresarial, além de colunista da revista VendaMais.

?Para não estragar o clima organizacional, cada um pode dosar o nível de disputa. Se for preservada a ética, o respeito mútuo e a gentileza entre os colegas não haverá nada que a competição atrapalhe. Esta é uma escolha dos indivíduos, da mesma forma como podem escolher em qual equipe aceitam participar. Quando a liderança fomenta a competição em um grupo de vendas, está fazendo seu papel de utilizar um dos mais ricos instrumentos para a produtividade humana. Você deve tomar para si o melhor do que a competição pode oferecer: estímulo para mudar patamares de produtividade, quebrar paradigmas que engessam a evolução pessoal, especialmente aquele que se refere a estudar mais sobre sua profissão para competir em melhores condições. Embora, por perfil pessoal, muitos vendedores não gostem de competir, é bom lembrar que são melhor bem-sucedidos aqueles que aceitem que na profissão de vendas não haverá nunca zona de conforto.?

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