O que fazer para administrar o dia?

Raúl Candeloro diz o que fazer para administrar o dia “Eu não tenho tempo.” Já disse isso ou ouviu alguém falar? E o que significa? Que você precisa de mais horas no dia? Que não utiliza corretamente as 24 horas que já tem?

A verdade é que a maioria das pessoas não precisa de mais tempo, devem apenas reavaliar suas prioridades durante os períodos não produtivos. E administrar o tempo em vendas não é diferente. Todos os vendedores, e eu me incluo na lista, estão sempre lamentando o fato de ter tarefas de mais e tempo de menos.

Existe alguma forma de controlar o relógio? De acordo com Jeffrey Gitomer, da Buy Gitomer, administrar o tempo não é complicado. O princípio básico é “faça primeiro o que é importante”. A indústria da administração do tempo conseguiu complicar isso de forma impressionante. Temos o sistema “ABC”, O “First Things First” (primeiro o que vem em primeiro) e outras variações mais ou menos criativas. Gitomer é da opinião de que devemos reduzir a administração do tempo a apenas uma palavra: sim.

Princípio sim de administração do tempo em vendas

Como funciona? Simples: invista seu tempo executando funções e fazendo contatos com clientes e possíveis compradores que conduzirão ao ?sim?. Quase todo o resto é desperdício de tempo. Aqui estão, ainda de acordo com Gitomer, as melhores maneiras de administrar, priorizar e investir seu tempo preparando-se para vender:

1. Investigue como as decisões são tomadas ? Descubra como clientes e possíveis compradores dizem sim. Se você quer realmente chegar a uma resposta positiva, aprenda como (por qual processo) seus clientes decidem comprar.

2. Descubra quem diz “sim” ? A pessoa que diz: “Sou eu quem decide isso”, geralmente precisa da aprovação de mais alguém para finalizar o processo.

3. Conheça mais sobre as pessoas que dizem “sim” ? Informações pessoais levam a relacionamentos, e relacionamentos levam a “sims” múltiplos.

4. Dê aos compradores informações que os levarão a dizer sim ? Propostas, informações e respostas são necessárias para que o cliente confirme sua decisão de dizer sim.

5. Fale com gente do círculo do ?sim? ? Às vezes, as pessoas que compram produtos ou serviços não são as mesmas que vão utilizá-los. Você precisa juntar evidências, suporte técnico e provas concretas para fazer com que o sr. ou sra. ?sim? diga realmente o que você deseja ouvir.

6. Pense e faça planejamento criativo para conseguir o ?sim? antes que a concorrência ? Imagine maneiras de ser criativo, inovador e lembrado.

O tempo na hora de vender

Aqui estão as três melhores formas de usar seu tempo para vender mais:

1. Encontre-se com pessoas que dizem sim ? Essa é a forma mais criativa de usar seu tempo. O tempo que passa diretamente com clientes está totalmente relacionado ao número de vendas que você vai fechar.

2. Fale com pessoas que dizem sim ? É a introdução, preparação e comunicação que levarão ao ?sim? final.

3. Divirta-se com clientes ? Construa relacionamentos com aqueles que têm o poder de dizer sim.

A hora da inatividade

Estas são três maneiras de melhorar as vendas usando seu tempo não produtivo:

1. Leia mais sobre o seu ramo, mercado e consumidores.
2.
Leia mais sobre vendas, aprendendo a chegar mais facilmente ao ?sim?.
3.
Leia sobre você e suas atitudes ? você deveria estar sempre pensando em novas formas e maneiras de chegar ao ?sim?.

Seja eficiente no trabalho

» Delegue sempre que for possível.
» Compre um notebook e aprenda a usá-lo.
» Evite fazer e receber chamadas pessoais durante o horário de trabalho.
» Marque reuniões durante as refeições, especialmente cafés da manhã.
» Limite uma hora do seu dia para pequenas tarefas e organização.
» Não se meta desnecessariamente na vida e problemas de outras pessoas.
» Pare de reclamar ou perder tempo falando mal de alguma coisa.

Conselho de ouro ? Para manter o equilíbrio em sua vida, a coisa mais importante que você pode fazer com seu tempo livre é usá-lo o máximo possível com família e amigos. Lembre-se de que é muito importante investir tempo em relacionamentos pessoais, da mesma forma que investe nos comerciais.

Resumindo: Quer dobrar suas vendas? É fácil. Basta dobrar o tempo que você investe na frente das pessoas que podem dizer “sim”.

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