O que fazer para atendĂȘ-lo melhor?

O que fazer para atender melhor seu cliente Quantas vezes vocĂȘ parou para identificar seus pontos fortes? Ter ambição Ă© uma das qualidades do bom vendedor. VocĂȘ deve sim ser ambicioso, mas na medida certa para crescer. Ao contrĂĄrio, se for ganancioso, irĂĄ destruir mais que construir.

HĂĄ duas coisas que vocĂȘ deve observar sempre: forma e conteĂșdo. De nada adianta fazer cara de conteĂșdo, que estĂĄ sabendo de tudo e que se sente seguro, se na verdade Ă© sĂł aparĂȘncia. Os bons profissionais aliam o conteĂșdo Ă  forma. E como eles fazem isso? Simples ? analisando e se conscientizando dos seus pontos fortes.

Aqui vai a dica: liste num papel seus pontos fortes. Se tem alguma dĂșvida sobre eles, tente se lembrar dos elogios que vocĂȘ recebe, por exemplo: se seus clientes gostam de dizer que vocĂȘ Ă© pontual, atencioso e que sempre tem boas idĂ©ias, com certeza esses sĂŁo seus pontos fortes e compĂ”em sua imagem e reputação. Logo, essas qualidades devem ir para a vitrine, vocĂȘ deve explorĂĄ-las. Mas cuidado, porque explorĂĄ-las significa ser cada vez mais pontual, atencioso e estar sempre atento para oferecer aos seus clientes novas oportunidades e idĂ©ias, o que nĂŁo quer dizer sair por aĂ­ se gabando de ser o maioral.

Os bons vendedores sabem que o valor estĂĄ no elogio que vem do cliente ? o auto-elogio e a soberba acabam por derrotĂĄ-lo.

ConteĂșdo

ConteĂșdo Ă© o que vocĂȘ sabe, o que o diferencia e a forma como vocĂȘ usa essas qualidades. Quando conteĂșdo e forma andam juntos, o resultado Ă© o sucesso. Quando vocĂȘ sĂł tem a forma, ou seja, procura ?vender? aquilo que nĂŁo Ă©, alguĂ©m logo perceberĂĄ e a sua credibilidade cairĂĄ por terra.

Agora, tĂŁo importante quanto conhecer o que o faz melhor vendedor ou melhor pessoa Ă© conhecer seus pontos fracos ou o que eu chamaria de pontos de melhorias. Se vocĂȘ tiver intimidade com certos clientes, cabe sempre a pergunta: ?O que devo fazer para atendĂȘ-lo melhor??.

De posse desses dados, trate de corrigir o mais rĂĄpido possĂ­vel os pontos fracos. Essa fĂłrmula pode ser trabalhosa, mas o resultado Ă© fantĂĄstico.

Conheça suas limitaçÔes

Certa vez, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, ao perceber que teria de aprender a dizer muitos ?nãos? se quisesse fazer um bom governo, teria dito: ?Eu não sei o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso deve ser querer agradar a todos?. Ora, ele estava querendo dizer duas coisas: a primeira era que foco é a arma para entregar resultados ? quem pensa em fazer tudo acaba fazendo nada ? e, segundo, que não poderia nem iria atender a todos ou a todas as solicitaçÔes, pois o governo e ele tinham limitaçÔes.

Quem nĂŁo conhece os seus limites nĂŁo consegue dizer ?nĂŁo? e quem nĂŁo diz ?nĂŁo? acaba prometendo o que nĂŁo pode entregar e, mais uma vez, vĂȘ sua credibilidade saindo pelo ralo. É bom lembrar que credibilidade Ă© poder.

Essas limitaçÔes tambĂ©m tĂȘm a ver com sua saĂșde, estado de espĂ­rito, capacidade de realizar certa quantidade de visitas, assimilação de produtos, etc. Tudo que vocĂȘ se propuser a fazer precisa ter qualidade, nĂŁo troque-a pela quantidade. Seja sempre sincero com seus clientes e com sua chefia sobre suas limitaçÔes, pois reconhecer seus limites Ă© a base para ampliĂĄ-los.

Se conhecer seus pontos fortes e fracos é olhar para o espelho, para dentro de si, buscando um melhor entendimento do seu potencial, reconhecer seus limites é olhar para a janela, para o mercado, para os clientes e entender como chegar neles e estar sempre com eles. Portanto, olhe para o espelho, mas não se esqueça de olhar para a janela.

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