O que fazer para expandir minha inteligĂȘncia?

Todo aumento de inteligĂȘncia depende do incremento das ligaçÔes entre neurĂŽnios, as sinapses. Essas ligaçÔes acontecem quando o cĂ©rebro Ă© estimulado atravĂ©s de novas idĂ©ias, experiĂȘncias inusitadas, viagens, aromas e sabores diferentes, carĂ­cias na pele, etc. Todo aumento de inteligĂȘncia depende do incremento das ligaçÔes entre neurĂŽnios, as sinapses. Essas ligaçÔes acontecem quando o cĂ©rebro Ă© estimulado atravĂ©s de novas idĂ©ias, experiĂȘncias inusitadas, viagens, aromas e sabores diferentes, carĂ­cias na pele, etc. Lawrence Katz e Manning Rubin, no livro Mantenha o Seu CĂ©rebro Vivo (Editora Sextante), oferecem um cardĂĄpio variado de sugestĂ”es para estimular o cĂ©rebro. A seguir faço um resumo dessas dicas:

1. Mude as coisas no seu ambiente de trabalho. Quando mudamos a posição de objetos usados com freqĂŒĂȘncia, reativamos redes neuroniais de aprendizado espacial.

2. Mude a ordem em que faz as coisas. No momento em que mudamos a disposição das coisas ou a organização de nosso tempo, exigimos um esforço extra do cérebro. Essa atenção resulta na criação de novos registros neuroniais.

3. Use odores específicos para tarefas diferentes. No Japão, para elevar a produtividade, o cheiro de canela é adicionado aos sistemas de ar condicionado dos prédios de escritórios.

4. Use sons diferentes para suas tarefas. Por exemplo, enquanto escrevo pela manhĂŁ, escuto Mozart. Ao anoitecer, enquanto arrumo as minhas coisas, escuto algo mais popular como Celine Dion.

5. Mostre seu local de trabalho para alguĂ©m. Muitas coisas que vocĂȘ nem notava serĂŁo percebidas pelo visitante como algo novo: os quadros na parede, a marca de seu computador, as pessoas que trabalham com vocĂȘ. Essa Ă© uma oportunidade para vocĂȘ ver seu trabalho sob uma Ăłtica diferente.

6. Aproveite os intervalos para conversar com pessoas estimulantes. Evite pessoas negativas. E procure variar seu local de almoço.

7. Troque a mĂŁo com a qual executa uma tarefa. Assim vocĂȘ produz mais circuitos neuroniais.

8. Passeie no campo sentindo diferentes aromas, sons, temperaturas. Isso contribuirå também para mais conexÔes entre os neurÎnios.

9. Vå a uma feira livre. Pegue nas frutas, sinta sua textura, aroma, tonalidades. Ouça o burburinho do local.

Ômar Souki Ă© consultor e palestrante, autor de vĂĄrios livros. Contato: (31) 3284-1848 Visite o site: www.souki.com.br. E-mail: [email protected] Para Saber Mais: ExtraĂ­do do livro Acredite! VocĂȘ Tem o Poder!, de Ômar Souki (Souki House)

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima