O que fazer para expandir minha inteligência?

Todo aumento de inteligência depende do incremento das ligações entre neurônios, as sinapses. Essas ligações acontecem quando o cérebro é estimulado através de novas idéias, experiências inusitadas, viagens, aromas e sabores diferentes, carícias na pele, etc. Todo aumento de inteligência depende do incremento das ligações entre neurônios, as sinapses. Essas ligações acontecem quando o cérebro é estimulado através de novas idéias, experiências inusitadas, viagens, aromas e sabores diferentes, carícias na pele, etc. Lawrence Katz e Manning Rubin, no livro Mantenha o Seu Cérebro Vivo (Editora Sextante), oferecem um cardápio variado de sugestões para estimular o cérebro. A seguir faço um resumo dessas dicas:

1. Mude as coisas no seu ambiente de trabalho. Quando mudamos a posição de objetos usados com freqüência, reativamos redes neuroniais de aprendizado espacial.

2. Mude a ordem em que faz as coisas. No momento em que mudamos a disposição das coisas ou a organização de nosso tempo, exigimos um esforço extra do cérebro. Essa atenção resulta na criação de novos registros neuroniais.

3. Use odores específicos para tarefas diferentes. No Japão, para elevar a produtividade, o cheiro de canela é adicionado aos sistemas de ar condicionado dos prédios de escritórios.

4. Use sons diferentes para suas tarefas. Por exemplo, enquanto escrevo pela manhã, escuto Mozart. Ao anoitecer, enquanto arrumo as minhas coisas, escuto algo mais popular como Celine Dion.

5. Mostre seu local de trabalho para alguém. Muitas coisas que você nem notava serão percebidas pelo visitante como algo novo: os quadros na parede, a marca de seu computador, as pessoas que trabalham com você. Essa é uma oportunidade para você ver seu trabalho sob uma ótica diferente.

6. Aproveite os intervalos para conversar com pessoas estimulantes. Evite pessoas negativas. E procure variar seu local de almoço.

7. Troque a mão com a qual executa uma tarefa. Assim você produz mais circuitos neuroniais.

8. Passeie no campo sentindo diferentes aromas, sons, temperaturas. Isso contribuirá também para mais conexões entre os neurônios.

9. Vá a uma feira livre. Pegue nas frutas, sinta sua textura, aroma, tonalidades. Ouça o burburinho do local.

Ômar Souki é consultor e palestrante, autor de vários livros. Contato: (31) 3284-1848 Visite o site: www.souki.com.br. E-mail: [email protected] Para Saber Mais: Extraído do livro Acredite! Você Tem o Poder!, de Ômar Souki (Souki House)

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima