O que fazer para se destacar?

Raúl Candeloro diz o que fazer para se destacar Embora as respostas que ensinam a ser um sucesso em vendas sejam totalmente subjetivas e pessoais, existem algumas ações comuns atribuídas aos que alcançam o topo. São métodos repetidos por pessoas que se destacam.

O surpreendente é que, ao ler quais são essas ações, não nos deparamos com revelações milagrosas. A diferença é que as pessoas que se destacam executam essas ações todos os dias ? e os perdedores não. Veja, nas palavras de Jeffrey Gitomer, autor de A Bíblia de Vendas, quais são os oito comportamentos que os vitoriosos têm em comum:

1. Acredite em você mesmo ? Pessoas vitoriosas têm a postura do sucesso, acreditam que podem conseguir qualquer coisa. Essa confiança deve se estender aos seus produtos, serviços e empresa. Um forte sistema de crenças pessoais parece bastante óbvio, mas poucas pessoas o possuem. A maioria dos vendedores olha para fora de si, procurando o dinheiro que pode “ganhar”, em vez de olhar para dentro, procurando o dinheiro que pode conquistar.

2. Aproveite as oportunidades ? Primeiro, vencedores reconhecem oportunidades disfarçadas de adversidades. Segundo, agem. Oportunidades são enganadoras, elas existem por todos os lados, mas poucos podem vê-las. Algumas pessoas, inclusive, temem as oportunidades, pois isso significa ter de mudar, e a maioria não confia em si o suficiente para achar que pode (ou merece) alcançar seus objetivos.

3. Associe-se com as pessoas certas ? Ande com as companhias certas ? outras pessoas de sucesso. Freqüente os lugares que os seus melhores clientes e possíveis compradores freqüentam. Faça parte das associações de classe. Mantenha os amigos certos. Afaste-se de pessoas venenosas ? aquelas que nunca chegam a lugar algum. Consiga um mentor ou três, por que não?

4. Exponha-se ao que é novo ? Se você não está aprendendo todos os dias, seus concorrentes estão. Informações novas são essenciais para o sucesso, a não ser que você seja como alguns vendedores, que acham que já sabem tudo. Se esse é o seu caso, parabéns e boa sorte!

5. Tenha as respostas que seus clientes precisam ? Quanto mais você puder resolver problemas mais fácil será ter sucesso em vendas. Novos compradores não querem fatos ? querem respostas. Para obter essas respostas, você deve ter um conhecimento extraordinário do seu ramo, além da capacidade de se comunicar adequadamente, ajustando seus conhecimentos às necessidades de quem compra.

6. Assuma a responsabilidade ? Todos nós jogamos alguma parcela de culpa em outras pessoas, mas reclamar dos outros é inversamente proporcional ao seu nível de sucesso. Quanto menos você reclamar maior será sua chance de se destacar. Faça o que tiver de ser feito, custe o que custar. Qualquer um consegue resmungar e reclamar e, por isso, o mundo está cheio de incompetentes. Diferencie-se, busque resultados de forma positiva.

7. Aceite o risco ? Esse é o fator mais crucial. “Quem não arrisca não petisca” é uma das maiores verdades do mundo dos negócios. Aliás, a frase correta deveria ser: “Quem não arrisca não consegue nada.” Essa é uma parte vital das regras 1, 2 e 3. O risco é a base do sucesso. Se você realmente quer se diferenciar, precisa aceitar conviver com o alto grau de risco envolvido.

8. Tenha uma atitude positiva ? Surpreendentemente, essa não é uma característica comum. Depois de anos lutando, muitas pessoas desenvolvem uma atitude irreversivelmente cínica. Mas enfrentar a vida com uma atitude positiva torna o sucesso muito mais fácil ? e mais divertido também.

Como havia prometido, nada de revelações surpreendentes ou mágicas. Entretanto, por que essas ações, embora simples, são tão difíceis de administrar? Resposta: falta de disciplina e dedicação para aprender durante a vida toda. Só isso? Sim. Fico desapontado com o pequeno número de pessoas que se dispõem, diariamente, a executar a simples autodisciplina necessária para se destacar. Pois, muitos, mesmo sabendo que isso poderia ajudá-los em tudo em suas vidas, falham na execução.

Em vendas, a pessoa que vencerá, na maioria das vezes, é aquela que mais quer a vitória. A vitória que chamamos de sucesso vai para os que estão melhor preparados, com mais autoconfiança, mais contatos, que gostam de aprender e são mais responsáveis. O sucesso acaba sendo uma conseqüência para aqueles que vêem uma oportunidade e estão dispostos a se arriscar para agarrá-la e aproveitá-la. (Muitas vezes, é um risco imenso). Você pode ser descrito com uma pessoa assim?

Quer trocar idéias com Raúl Candeloro? Envie as suas dúvidas para o e-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima