O que fazer quando não há reconhecimento no trabalho?

O que fazer quando seu chefe não reconhece seu trabalho?

“Meu chefe não reconhece meu trabalho. Se erro, ele briga comigo, mas, quando faço melhor do que devia, não recebo sequer um elogio. O que devo fazer nessa situação?”

(Leitor optou por não se identificar)

 

Rosana Rodrigues é consultora de desenvolvimento pessoal e profissional, atua na Crescimentum como executive coach e é consultora de negócios desde junho de 2004.

 

Seria muito leviano assegurar que existe apenas uma causa para esse problema. É possível que algumas variáveis estejam envolvidas, como a falta de alinhamento dos valores pessoais com os valores da empresa, insatisfação com seu trabalho/profissão, desmotivação ou, até mesmo, a diferença de perfil comportamental. É possível que esse chefe tenha um perfil que valorize a objetividade e assertividade e tenha um foco tão grande nos resultados que acabe não usando a empatia para se comunicar com as pessoas. Já você pode ter um perfil que valoriza a comunicação e acredita que a valorização dos acertos seja fundamental para a manutenção e melhoria de sua performance. Buscar o autoconhecimento e conhecer o perfil das pessoas a nossa volta pode ajudar muito na construção de relacionamentos saudáveis e produtivos.

 

Visite o site: www.crescimentum.com.br

 

Isabel Rios Piñeiro é diretora da Paradigma Pesquisa e Desenvolvimento do SER Humano. Ela é psicóloga, especialista em psicologia clínica, organizacional e do trabalho.

 

Não caia na tentação de desempenhar o papel de vítima, queixando-se ou comentando com outros colegas essa situação. É importante entrar no canal de comunicação de seu gestor, procurando perceber o que ele realmente quer no desempenho das pessoas, o que valoriza nos demais profissionais e não em você, tente perceber o que os colegas que recebem elogios dele fazem de diferente, etc. Outra estratégia é fazer o melhor para você se sentir bem com a qualidade de seu trabalho sem esperar reconhecimento para não ficar frustrado se ele não vier. Ao mostrar mais resultados, sente com seu gestor e exponha essa sua expectativa de receber feedbacks construtivos e, principalmente, elogios quando merecidos, pois assim você se sente melhor e rende mais.

 

Visite o site: www.paradigma-sc.com.br

 

Envie suas dúvidas para o e-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima