O que mais nós podemos fazer ?

Se você quer ser criativo na sua empresa, na sua carreira ou na sua vida, tudo que você tem a fazer é dar apenas um passo… o passo extra. Quando você tiver um plano, um projeto ou um problema de negócios pela frente, faça a seguinte pergunta a você mesmo e aos seus colegas: “O que mais nós podemos fazer ?” “Você não precisa ser aquele que trabalha o maior número de horas no seu escritório, seja apenas aquele que está realmente presente a maior parte do tempo que está no escritório. Vá trabalhar todos os dias e coloque o seu coração sobre a mesa!” Autor desconhecido.

Se você quer ser criativo na sua empresa, na sua carreira ou na sua vida, tudo que você tem a fazer é dar apenas um passo… o passo extra. Quando você tiver um plano, um projeto ou um problema de negócios pela frente, faça a seguinte pergunta a você mesmo e aos seus colegas: “O que mais nós podemos fazer ?”

É mais do que certo que a excelência nos negócios é alcançada a partir do “Fazer 100 coisas 1 por cento melhor do que 1 coisa 100 por cento melhor.” A essência da excelência nos negócios está nas centenas de pequenas ações e decisões tomadas por todos os funcionários de uma empresa no seu dia-a-dia. A Excelência é alcançada quando a empresa é mestre em gerenciar os mais básicos fundamentos do seu negócio. Se você quer ser bem sucedido, você tem que acreditar que os pequenos detalhes fazem a diferença, e que tudo que você faz pode ser melhorado em 1 por cento.

Mediocridade! Não deixe a cultura da mediocridade dominar o ambiente da sua empresa. Mediocridade é como poluição, você não enxerga mas ela está em todos os lugares, em cima, embaixo, ao redor das mesas, na sala de café, na sala de reuniões… em todos os lugares. Pergunte a você mesmo: “O quanto forte é o meu comprometimento com a excelência ? Eu estou fazendo todas as coisas que eu posso fazer para assegurar excelência na minha vida e inspirar todos ao meu redor a fazer o mesmo ?

O que você faz quando alguém convida você para participar de algo medíocre ? Você participa ? Nunca associe o seu nome a algo medíocre. Simplesmente NEGUE a sua participação.

Fazer as coisas 1 por cento melhor do que o resto… É só o que eu estou pedindo. Não deixe a cultura do: “Os nossos concorrentes fazem pior do que nós…” definir onde a sua empresa pode melhorar ou não. Ao invés de criticar o seu concorrente, identifique a sua fraqueza e procure entender como você pode fazer 1 por cento melhor do que ele. Você se acha o melhor no que faz ? Como você sabe disso ? A excelência nos negócios é algo que não se alcança. É uma jornada que não tem fim. É uma melhoria contínua dos pequenos detalhes do dia-a-dia.

O que mais nós podemos fazer ? Com relação a tudo, a todo momento, em todas as situações ?

Ser 1 por cento melhor… Nada menos que isso interessa.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima