Há 15 anos, meu laptop era da primeira série de processadores Pentium, da Intel, e tinha a maravilhosa capacidade de 200 Mb de disco rígido. Hoje, um vídeo que enviamos de um smartphone para o outro tem, às vezes, o triplo desse tamanho.
Em 1999, estávamos na onda da internet, da tendência de produtos e serviços globais, tudo mais digital. Não funcionou tanto lá atrás porque não tínhamos tecnologia acessível a todos, que permitisse que a internet tivesse a força de hoje.
Meu computador travava, assim como o servidor que hospedava o portal que eu estava acessando. Sofríamos com celulares ruins, sem internet e com pouco sinal. Você lembra ou não é da sua época?
Globalização era um termo, uma tendência. Hoje, é algo real, que nos afeta de fato, que muda a velocidade e a preparação necessária para a competição peculiar nos negócios.
O frapuccino que víamos um ator de Hollywood tomando numa Starbucks de Nova York hoje é servido com o mesmo padrão em São Paulo ou em Dubai (onde estou escrevendo este artigo e tomando um neste momento).
Há uma década e meia, não tínhamos tanta concorrência, porque não éramos globais e não competíamos com o Google.
Nossos celulares eram limitados, lentos e arcaicos perto do que temos hoje e as relações humanas, principalmente, não eram tão intensas, tão em tempo real – mesmo que frias e construídas por meio do Instagram, do WhatsApp, do Facebook.
O vendedor de 15 anos atrás usava terno, gravata e era mais uma pessoa de relacionamento. Hoje, o relacionamento está em tudo, em todos, mas o vendedor não pode se limitar a atender o cliente. É preciso ter domínio técnico, entender melhor as demandas, criar soluções personalizadas, entregar, garantir o sucesso e se comprometer com o cliente o tempo todo.
Foi pensando nisso que decidi descrever mudanças significativas no mundo das vendas, com um olhar de 15 anos para cá. Veja, a seguir, o quadro comparativo em diversos aspectos da venda e confirme se você/sua empresa se atualizou.
Podemos concluir que com o passar dos anos, as relações com clientes ganharam muito em velocidade, qualidade da informação e aproximação pela confiança e sensibilidade entre as partes.
O vendedor dos próximos 15 anos está, hoje, estudando muito seus clientes, seu mercado, seus concorrentes e possíveis inovações. Sobretudo, não para de aprender formas novas de facilitar a vida das outras pessoas, nem que para isso tenha que fazer mais do que aquilo que é pago para fazer.
Pense nisso. Muito sucesso!
Marcelo Ortega é palestrante internacional e autor dos livros Sucesso em Vendas, Inteligência em vendas, e Red Book – o livro energético das vendas. Para palestras e treinamentos, acesse: www.marceloortega.com.br