HĂĄ 15 anos, meu laptop era da primeira sĂ©rie de processadores Pentium, da Intel, e tinha a maravilhosa capacidade de 200 Mb de disco rĂgido. Hoje, um vĂdeo que enviamos de um smartphone para o outro tem, Ă s vezes, o triplo desse tamanho.
Em 1999, estĂĄvamos na onda da internet, da tendĂȘncia de produtos e serviços globais, tudo mais digital. NĂŁo funcionou tanto lĂĄ atrĂĄs porque nĂŁo tĂnhamos tecnologia acessĂvel a todos, que permitisse que a internet tivesse a força de hoje.
Meu computador travava, assim como o servidor que hospedava o portal que eu estava acessando. SofrĂamos com celulares ruins, sem internet e com pouco sinal. VocĂȘ lembra ou nĂŁo Ă© da sua Ă©poca?
Globalização era um termo, uma tendĂȘncia. Hoje, Ă© algo real, que nos afeta de fato, que muda a velocidade e a preparação necessĂĄria para a competição peculiar nos negĂłcios.
O frapuccino que vĂamos um ator de Hollywood tomando numa Starbucks de Nova York hoje Ă© servido com o mesmo padrĂŁo em SĂŁo Paulo ou em Dubai (onde estou escrevendo este artigo e tomando um neste momento).
HĂĄ uma dĂ©cada e meia, nĂŁo tĂnhamos tanta concorrĂȘncia, porque nĂŁo Ă©ramos globais e nĂŁo competĂamos com o Google.
Nossos celulares eram limitados, lentos e arcaicos perto do que temos hoje e as relaçÔes humanas, principalmente, nĂŁo eram tĂŁo intensas, tĂŁo em tempo real â mesmo que frias e construĂdas por meio do Instagram, do WhatsApp, do Facebook.
O vendedor de 15 anos atrĂĄs usava terno, gravata e era mais uma pessoa de relacionamento. Hoje, o relacionamento estĂĄ em tudo, em todos, mas o vendedor nĂŁo pode se limitar a atender o cliente. Ă preciso ter domĂnio tĂ©cnico, entender melhor as demandas, criar soluçÔes personalizadas, entregar, garantir o sucesso e se comprometer com o cliente o tempo todo.
Foi pensando nisso que decidi descrever mudanças significativas no mundo das vendas, com um olhar de 15 anos para cĂĄ. Veja, a seguir, o quadro comparativo em diversos aspectos da venda e confirme se vocĂȘ/sua empresa se atualizou.
Podemos concluir que com o passar dos anos, as relaçÔes com clientes ganharam muito em velocidade, qualidade da informação e aproximação pela confiança e sensibilidade entre as partes.
O vendedor dos prĂłximos 15 anos estĂĄ, hoje, estudando muito seus clientes, seu mercado, seus concorrentes e possĂveis inovaçÔes. Sobretudo, nĂŁo para de aprender formas novas de facilitar a vida das outras pessoas, nem que para isso tenha que fazer mais do que aquilo que Ă© pago para fazer.
Pense nisso. Muito sucesso!
Marcelo Ortega Ă© palestrante internacional e autor dos livros Sucesso em Vendas, InteligĂȘncia em vendas, e Red Book â o livro energĂ©tico das vendas. Para palestras e treinamentos, acesse: www.marceloortega.com.br