O que mudou no mundo das vendas nos Ășltimos 15 anos?

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Hå 15 anos, meu laptop era da primeira série de processadores Pentium, da Intel, e tinha a maravilhosa capacidade de 200 Mb de disco rígido. Hoje, um vídeo que enviamos de um smartphone para o outro tem, às vezes, o triplo desse tamanho.

Em 1999, estĂĄvamos na onda da internet, da tendĂȘncia de produtos e serviços globais, tudo mais digital. NĂŁo funcionou tanto lĂĄ atrĂĄs porque nĂŁo tĂ­nhamos tecnologia acessĂ­vel a todos, que permitisse que a internet tivesse a força de hoje.

Meu computador travava, assim como o servidor que hospedava o portal que eu estava acessando. SofrĂ­amos com celulares ruins, sem internet e com pouco sinal. VocĂȘ lembra ou nĂŁo Ă© da sua Ă©poca?

Globalização era um termo, uma tendĂȘncia. Hoje, Ă© algo real, que nos afeta de fato, que muda a velocidade e a preparação necessĂĄria para a competição peculiar nos negĂłcios.

O frapuccino que vĂ­amos um ator de Hollywood tomando numa Starbucks de Nova York hoje Ă© servido com o mesmo padrĂŁo em SĂŁo Paulo ou em Dubai (onde estou escrevendo este artigo e tomando um neste momento).

HĂĄ uma dĂ©cada e meia, nĂŁo tĂ­nhamos tanta concorrĂȘncia, porque nĂŁo Ă©ramos globais e nĂŁo competĂ­amos com o Google.

Nossos celulares eram limitados, lentos e arcaicos perto do que temos hoje e as relaçÔes humanas, principalmente, nĂŁo eram tĂŁo intensas, tĂŁo em tempo real – mesmo que frias e construĂ­das por meio do Instagram, do WhatsApp, do Facebook.

O vendedor de 15 anos atrĂĄs usava terno, gravata e era mais uma pessoa de relacionamento. Hoje, o relacionamento estĂĄ em tudo, em todos, mas o vendedor nĂŁo pode se limitar a atender o cliente. É preciso ter domĂ­nio tĂ©cnico, entender melhor as demandas, criar soluçÔes personalizadas, entregar, garantir o sucesso e se comprometer com o cliente o tempo todo.

Foi pensando nisso que decidi descrever mudanças significativas no mundo das vendas, com um olhar de 15 anos para cĂĄ. Veja, a seguir, o quadro comparativo em diversos aspectos da venda e confirme se vocĂȘ/sua empresa se atualizou.

 

Podemos concluir que com o passar dos anos, as relaçÔes com clientes ganharam muito em velocidade, qualidade da informação e aproximação pela confiança e sensibilidade entre as partes.

O vendedor dos próximos 15 anos estå, hoje, estudando muito seus clientes, seu mercado, seus concorrentes e possíveis inovaçÔes. Sobretudo, não para de aprender formas novas de facilitar a vida das outras pessoas, nem que para isso tenha que fazer mais do que aquilo que é pago para fazer.

 

Pense nisso. Muito sucesso!

Marcelo Ortega Ă© palestrante internacional e autor dos livros Sucesso em Vendas, InteligĂȘncia em vendas, e Red Book – o livro energĂ©tico das vendas. Para palestras e treinamentos, acesse: www.marceloortega.com.br

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