O que o “EspĂ­rito de Natal” tem a ver com a nossa empresa?

Há alguns dias, li um artigo muito interessante sobre a vida e a morte e fiquei me questionando o que seria realmente a vida, e também a morte. Após alguns instantes, refletindo sobre o assunto, pensei o que é o Natal para os seres humanos.

Acostumamo-nos até pela a cultura que fomos criados, a ligar a palavra morte a uma ausência de vida, um vazio que, por vezes, transforma a vida das pessoas em uma busca incessante de coisas e sentimentos que não sabem definir nem mensurar o que seja, mas continuam buscando.

Reparei ao meu redor que vivo exatamente esse tipo de situação em meu cotidiano, pois quando apresento um projeto ou mesmo um produto para os empresários e ele não é aprovado, também vivo um pouco da morte daquele que poderia ser um grande parâmetro para a vida, não só a da empresa, mas dos colaboradores dela e principalmente dos seus clientes.

O que seria então o Natal para aqueles que desprezam a vida? Um renascimento de quê? De que adiantam as confraternizações, os presentes se não acreditamos e nem sabemos o que buscamos com a vida?

O mundo passa a viver o ?Espírito de Natal? cada vez mais cedo, pois os meios de comunicação nos bombardeiam diariamente não com a intenção de sermos mais sensíveis ou nos voltarmos para o renascer da vida, mas para nos tornar cada vez mais compulsivos pelo consumo exarcebado e descontrolado, e vivermos menos o verdadeiro ?Espírito de Natal?.

Existem vários tipos de mortes e inúmeros tipos de vida que precisamos conhecer e praticar diariamente. Talvez pareça absurdo neste instante em que questiono sobre o Natal falar em morte, mas ?é preciso morrer para germinar? já dizia o poeta. Portanto, temos de nos acostumar a viver o Natal, e fazer disso um hábito diário que nos faça renascer todos os dias e não só com a chegada da mídia e do final de cada ano.

A vida está em uma semente que morre e se transforma em uma planta. Talvez a morte do óvulo e do esperma seja a vida do embrião. Então, porque negligenciar acontecimentos que estão diariamente ao nosso redor? A morte nada mais é do que o ponto de partida para o início de algo novo. É a fronteira entre o passado e o futuro. Entre o velho e o novo. Entre a empresa que enfrenta problemas para a de sucesso.

O Natal, então, não está simplesmente na representação do renascimento de Jesus, mas em cada ato que nos rodeia em nosso dia-a-dia. No mundo empresarial está na venda de um produto ou de um serviço, está na conquista de cada novo cliente, está na reconquista de um velho cliente. Está no nascer, todos os dias, para uma nova conquista de mercado.

Então, por que não repensar a morte e transformá-la em um passo para uma nova vida? Vamos ver como ficaria na prática? Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente. Quer ser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas.

Quer ter um bom relacionamento, então mate dentro de você o jovem inseguro ou ciumento ou o solteiro solto que pensa poder fazer planos sozinhos, sem ter de dividir espaços, projetos e tempo com mais ninguém. Quer ser um bom pai, mate em você o profissional que justifica suas faltas com o pouco tempo que tem para dedicar-se a família. Enfim, todo processo de evolução exige que matemos nosso ?eu passado?, inferior e deixemos nascer um ?eu presente?, um ?eu futuro?.

Se você quer ser um bom empresário, mate o ?acomodado? que existe dentro de você e deixe nascer o empreendedor e sonhador que acredita nos seus sonhos e que está disposto a ousar, a criar, a se apaixonar pela sua empresa, mesmo sabendo que para isso vai ter de matar as conquistas feitas até hoje. Faça um Natal, a cada dia, com seus colaboradores, com seus clientes, e por que não dizer também, com seus concorrentes.

E, qual o risco de não agirmos assim? O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo nossa produtividade e, por fim, prejudicando nosso sucesso. Muitas empresas e pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram, ao que conquistaram e aí se esquecem de projetar o futuro.

Então, faça diferente em 2005, faça o Natal todos os dias e em dezembro, com certeza, terá muitos motivos para realmente celebrar a vida, celebrar o verdadeiro ?Espírito de Natal?, pois o vivenciou a cada dia, e aí servirá de referência para todos que querem entender definitivamente que a morte nada mais é do que uma transformação da vida.

Portanto, quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga) melhor e mais evoluído? Então decida o que você precisa matar em si ainda hoje para que nasça o ser que você tanto deseja ser.

Pense nisso e mate um pouco do robô que tem dentro de você que prefere celebrar a morte e se lamentar com ela. Viva! E não esqueça de renascer melhor ainda a cada novo dia!

O Natal já chegou e faz muito tempo, agora é só deixar que Ele realmente assuma o poder e germine dentro de você.

Um grande abraço, sucesso, felicidade… Ah, quase esqueci…

Feliz Natal, hoje e sempre!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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