Essas e outras redes sociais podem contribuir, e muito, para aumentar o faturamento de sua empresa
Hoje, as possibilidades são infinitas e você precisa conhecer as ferramentas que podem otimizar as visitações em seu site e alavancar suas vendas. Dentre essas possibilidades, destaca-se o poder das redes sociais: Orkut, YouTube, Twitter entre outras que podem e devem servir como verdadeiras vitrines para sua empresa, produtos ou serviços. A grande vantagem é que não há custo algum para veicular anúncios ou promover campanhas por meio dessas mídias.
Você já pensou em utilizar o Orkut para vender? Milhões de brasileiros estão lá, e pode ter certeza de que boa parte de seus clientes também. Por isso, tornou-se muito fácil atingir seu público. Uma dica simples, mas eficaz, é rastrear as comunidades relacionadas à sua área de atuação é ir atrás de seus membros. “Por exemplo: um estabelecimento de instrumentos musicais pode se inserir em uma comunidade de músicos para patrocinar eventos, promover workshops, encontros, fornecer dicas de produtos, detalhar os últimos lançamentos do setor, etc. Dessa forma, a loja está colocando seus produtos à venda de maneira direta e indireta”, aconselha Sérgio Coelho, da Midiaweb, agência de marketing digital.
Aparecer na rede e divulgar sua marca é importante, mas é preciso ser cauteloso. Defina bem sua estratégia de ação, afinal, assim como você, seu cliente também recebe propagandas por todos os lados e a todo instante. É fundamental conhecer o público a quem se destina a campanha para não causar desconforto aos seus prospects. Acima de tudo, respeite o consumidor. “Temos sim de ficar atentos às redes sociais. Mas precisamos também ser cuidadosos. Até que ponto vale a pena empurrar um produto para quem não o quer? É necessário respeitar o cliente”, defende Dailton Felipini, consultor e editor do site eCommerceOrg.
Nos últimos meses, a popularidade da rede social com cara de SMS virtual avançou espantosamente. Ganhou a mídia brasileira, foi capa de diversas revistas e ganha reportagens constantemente em publicações de diferentes segmentos. Mas, afinal, de que forma sua empresa pode aproveitá-lo para vender?
O Twitter é uma plataforma dinâmica capaz de estabelecer relacionamentos em tempo real e fazer uma informação circular entre uma infinidade de pessoas em segundos. Por isso, não pode ser desprezado. “Essa plataforma de microblogging fornece uma ótima oportunidade para que as marcas passem a se relacionar com seus consumidores. Agora, elas são capazes de ouvir seus clientes e respondê-los prontamente em uma conversa mais informal e interativa. Obviamente, deve haver algum benefício ao seguir determinada marca, que, além de personificada, precisa desenvolver uma estratégia de linguagem e abordagem capaz de entregar assuntos relevantes e de forma suave, sem causar incômodo. Afinal, basta dar um clique para deixar de segui-la”, diz Priscilla Simões, gerente de marketing da Hi-Mídia, empresa de soluções em mídia on-line. Para ela, o Twitter se espalha de maneira mais rápida que as demais redes sociais por se apoiar em uma plataforma acessível e descomplicada. “Essa falta de formalidade e obrigação de leitura acaba imprimindo fluidez e agilidade ao Twitter, impulsionando sua disseminação”, afirma.
Para se ter uma ideia do tamanho do fenômeno Twitter, de fevereiro a abril, a quantidade de usuários triplicou, passando de 10 milhões para 32 milhões em todo o mundo. Levando em consideração que a popularização no Brasil é mais recente, as possibilidades se tornam cada vez mais atraentes.
O volume de marcas citadas nesse serviço cresceu 37% entre fevereiro e março deste ano. “A Dell, por exemplo, foi capaz de transpor e adequar seu modelo comercial de incentivos no varejo para a instantaneidade do Twitter, com promoções exclusivas para essa plataforma. E agradou, tornando-se case e acumulando em torno de R$2,5 milhões em faturamento advindos dessa rede social nos EUA”, conta Priscilla. Outro exemplo interessante vem de uma padaria inglesa que utiliza o Twitter para se comunicar com seus clientes. Através de um equipamento instalado na cozinha, ela avisa seus consumidores quando os pães acabam de sair do forno.
Perceba que ações como a da padaria inglesa e a da loja de artigos musicais podem, tranquilamente, ser aplicadas à sua realidade, independentemente de seu ramo de atuação ou localização geográfica. Basta usar a criatividade.
Dicas da Midiaweb para utilizar as redes sociais como ferramenta de venda:
- Produza um conteúdo de valor que oriente a compra – Desperte o interesse de seu prospect, traga mais conhecimento sobre a melhor utilização do produto, seus recursos, dicas, ofertas, entre outros. E esse conteúdo pode ser difundido através da utilização da mídia social, por exemplo: a publicação desse material no YouTube, em um blog, em comunidades, etc.
- Marketing de guerrilha – Embora polêmico, pode ser uma forma de utilizar as redes sociais para vender, se feito com ética. Você pode, por exemplo, postar uma oferta tentadora de um determinado produto relacionado ao interesse desta comunidade.
- Para lojas que já detêm certo posicionamento e visibilidade no mercado, é possível fazer um monitoramento sobre o que está sendo dito a respeito de sua marca na social media – Com isso, pode-se obter ideias sobre a imagem de seu negócio, interferir, de forma sutil, para completar uma informação ou, até mesmo, defender-se de um ataque.
- Utilizar conceitos e ferramentas de redes sociais em seu ambiente – É o exemplo do e-commerce (social commerce) quando é gerada uma comunidade com o fim de explorá-la posteriormente de forma comercial. A Nike fez isso criando uma comunidade para atletas em que muito sutilmente fazia vendas diretas. O exemplo citado anteriormente sobre a loja de artigos musicais também se encaixa aqui.
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Colaboração: João Guilherme Brotto