O que o “Surf” tem a ver com as “Vendas”?

Para que se tenha um bom desempenho de vendas, é necessário que se tenha um ritual de preparação. Este ritual pode ser obtido através de uma preparação constante, de um detalhamento de ações e até da comparação entre um esporte, que até bem pouco tempo era mau visto por muitas pessoas, como o Surf.

Sou um vendedor, atuo como Gerente de Vendas da Portokoll S/A, uma das maiores empresas de argamassas especiais e rejuntamentos coloridos do Brasil, e tenho o Surf como meu anti-stress. Todos precisam ter um esporte, com que se identifique e “desligue” daquelas turbulências do mercado.

E o que o Surf tem a ver com as Vendas?

Abaixo, têm-se uma comparação de um “surfista típico”, preparando-se para um campeonato, e um “vendedor típico”, preparando-se para uma visita ao Cliente. Vejamos o que há de comum em cada uma das etapas:

NO SURF

NAS VENDAS

1 РPrepara̤̣o

1 РPrepara̤̣o

Aquecer

Montar um Plano de Ação

Preparar o equipamento de acordo com o mar

Preparar Material para a visita ao cliente

Prepara-se fisicamente

Estar com a equipe interna e externa em condições de responder

Treinar as manobras

Reunir a equipe e comprometer todos com o resultado

Observar os prováveis concorrentes

Identificar os concorrentes que atuam no cliente

Rezar antes da competição

Rezar antes de visitar o cliente

   

2 – No mar, competindo:

2 – Visitando o cliente:

Dentro d’água se posicionar na parte mais alta (outside)

Chegar cedo no cliente

Esperar as melhores ondas

Escolher os melhores dias (nunca no ultimo dia do mês)

Quando entra na onda, fazer as melhores manobras

Quando entra na sala, ouve o cliente e vai para o lado que ele dá abertura

Ir ate o fim da onda

Não desistir se o cliente mudar de assunto

Voltar rápido para pegar a próxima onda

Quando o cliente mudar de assunto, voltar às vendas, rapidamente

Não interferir na onda do concorrente, mas buscar se posicionar melhor na próxima onda, eliminando a onda do concorrente

Não interferir na ação do concorrente, no mesmo instante, mas armar uma jogada para dar o troco, com uma campanha melhor

   

3 – Após o campeonato

3 – Após a visita

Se ganhou: Se fechou o pedido:

Comemorar

Comemorar, o que parece simples, mais nem todo mundo faz

Se perdeu:

Se não fechou o pedido:

Usar os ensinamentos colhidos

Relembrar nas anotações da visita

Treinar mais antes da próxima competição, preparando-se para todos os tipos de mar (mar com ondas boas e com ondas ruins).

Treinar o que vai fazer, as linhas de ação e as respostas para os “e se o cliente perguntar…”

Conforme apresentado, um competidor, tem que seguir uma série de passos, a fim de obter maior resultado. Ainda assim, há muitos surfistas e vendedores, que não atingem o sucesso e nunca sobem ao pódium.

No entanto, quando há uma preparação e um envolvimento profissional, as coisas tendem a dar certo. Se não dão certo, é porque você não nasceu para ser surfista profissional. Então o surf é esporte e não profissão.

Se não dão certo como vendedor, é porque você não nasceu para ser vendedor profissional. Então as vendas serão sempre um esporte e não uma profissão. No meu caso, o surf só deu certo como esporte. Então uso o mesmo para inspirar minha profissão. E qual é seu esporte de inspiração?

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