O que pode dar errado na aplicação de uma dinâmica ? parte II – GV n. 237

Como vimos na semana passada, existem basicamente oito problemas comuns quando aplicamos dinâmicas de grupo. Por isso, é importante que os líderes estejam preparados para esses contratempos a fim de evitar que toda a atividade vá “por água abaixo”.

 

Para completar a lista, nesta semana, vamos falar dos outros quatro problemas e como você pode preveni-los para obter melhores resultados em suas dinâmicas.

 

5) O grupo não participa do fechamento da atividade

 

Principais sintomas

  • O grupo evita fazer contato visual com você, principalmente após ter realizado uma pergunta.
  • Eles respondem seus questionamentos com apenas uma ou duas palavras.
  • A equipe “dá de ombros” quando você faz perguntas ou solicita participações.
  • O grupo fica em completo silêncio.

 

Principais causas

  • O grupo não entendeu sua pergunta.
  • Você não deu tempo suficiente para formularem uma resposta.
  • As pessoas têm medo de passar vergonha dando uma resposta errada.
  • Elas estão desconfortáveis com a atividade ou grupo.

 

Comoprevenir

  • Faça perguntas devagar.
  • Dê pausas após realizar algum questionamento.
    • Aceite e agradeça todas as respostas (a menos que estejam completamente fora de contexto ou não tenham nada a ver com o aprendizado da atividade).
    • Faça com que o grupo sinta-se à vontade com sua presença e dos colegas. Fale em uma linguagem mais usual do que formal, elabore uma brincadeira para descontrair, sente-se com eles à mesa, em vez de ficar em pé, etc.
  • Comente sobre a importância da participação de todos antes mesmo de começar a dinâmica.

 

O que fazer se acontecer mesmo assim

  • Ao receber uma resposta/participação, agradeça prontamente.
    • Se mesmo após uma grande pausa, ninguém responder sua pergunta, peça a participação de um determinado participante. Assim que ele o fizer, agradeça e faça comentários positivos. Dessa maneira, você diminui o medo de o grupo participar e incentiva as pessoas a responderem voluntariamente.
    • Após fazer uma pergunta, ofereça sua própria observação sobre o assunto. Depois, peça para que os participantes comentem-na, se concordam, discordam, gostariam de acrescentar alguma coisa, etc.

 

6) Alguém toma conta do fechamento, não dando espaço para a participação dos outros

 

Principais sintomas

  • Apenas uma pessoa responde a maioria das perguntas.
  • Um mesmo indivíduo fala excessivamente.
  • A maioria dos participantes fica em silêncio.

 

Principais causas

  • A pessoa quer ajudar você e o grupo, oferecendo rapidamente as respostas.
  • Ela quer mostrar que tem as respostas certas.
    • Outros participantes não respondem, após um período de silêncio, ela sente-se desconfortável com a situação e acaba respondendo.
  • A pessoa não percebe que o que diz está sendo levado a sério.
    • Esse indivíduo já domina o grupo no dia a dia do trabalho, e isso também é mostrado na dinâmica.
    • Em seu cotidiano, essa pessoa não tem oportunidades para mostrar a você o quanto é capaz. Assim, aproveita a dinâmica para se sobressair e chamar sua atenção.

 

Comoprevenir

  • Após a “pessoa dominante” dar uma resposta, pergunte: “O que o restante do grupo pensa sobre isso?” ou “O que mais?”, enquanto faz contato visual com outros participantes. Isso irá mostrar que você quer que o restante também participe e que gostaria de obter mais de uma resposta para a mesma pergunta.
  • Repita ou resuma o comentário feito e, depois, diga: “Ótimo, mais alguém tem uma observação sobre esse assunto?”.
  • Após a resposta da “pessoa dominante”, aguarde mais alguns segundos para que as outras também tenham a chance de falar.
  • Se você trabalha com o grupo há bastante tempo, provavelmente sabe qual participante tem tendência a dominar as conversas. Fale com ele/ela antes de iniciar a dinâmica e diga que, por mais que aprecie sua participação ativa nas tarefas, você também precisa ouvir a opinião dos outros.

 

O que fazer se acontecer mesmo assim

  • Ao realizar uma pergunta, evite fazer contato visual com a “pessoa dominante”.
  • Comece alguns questionamentos com: “O.K., para o restante do grupo, minha próxima pergunta é…”.
  • Peça a participação de algumas pessoas chamando-as pelo nome, por exemplo: “Paulo, o que você pensa sobre isso?”.
  • Pergunte ao grupo: “Quem tem uma perspectiva diferente da resposta que Roberta (pessoa dominante) deu sobre esse assunto?”.

 

7) O fechamento da atividade sai do objetivo principal

 

Principais sintomas

  • O grupo começa a discutir e/ou brigar.
  • As conversas fogem do assunto principal.
  • Surgem discussões paralelas sobre outras coisas não relacionadas à dinâmica.

 

Principais causas

  • Perguntas pouco interessantes ou feitas de maneira errada durante o fechamento.
  • O time não tem o mínimo de entrosamento, mesmo no dia a dia de trabalho.
  • Falta de controle do líder durante o fechamento.

 

Comoprevenir

  • Não aplique dinâmicas com o intuito de resolver os problemas mais sérios da equipe.
  • Evite fazer questionamentos que coloquem uma pessoa na berlinda ou contra outra.
  • Tenha sempre anotado as perguntas que você fará no fechamento. Dessa maneira, evitará fazer perguntas pouco ou nada relacionadas ao objetivo da atividade apenas por falta de tempo para pensar em uma melhor.

 

O que fazer se acontecer mesmo assim

  • Pare a discussão ao primeiro sinal de agressividade do grupo e pergunte: “Como essa discussão se aplica com o que aprendemos na atividade?”.
  • Não tente culpar alguém.
  • Peça atenção novamente e faça uma outra pergunta relacionada à atividade – uma daquelas que você anotou.
  • Em casos extremos, termine a atividade e o fechamento. Aproveite para avaliar o que aconteceu e que outros tipos de atividade você pode promover nos próximos encontros.

 

8) Os participantes não aprendem o que você gostaria que eles aprendessem com a dinâmica

 

Principais sintomas

  • Respostas erradas durante o fechamento.
  • O grupo não faz a conexão da atividade com o dia a dia de trabalho.

 

Principais causas

  • O objetivo da atividade não foi muito bem explicado durante a introdução.
  • A dinâmica escolhida não era a mais indicada para passar o aprendizado desejado.
  • O fechamento não foi feito ou foi realizado de maneira incorreta.

 

Comoprevenir

  • Explique mais de uma vez o objetivo da atividade para o grupo.
  • Certifique-se de que você tenha uma meta de aprendizado para sua equipe e de que a atividade escolhida seja capaz de atingi-la.
  • Planeje e execute corretamente o fechamento da reunião.
  • Evite auxiliar os participantes durante a atividade. Quanto mais você os ajudar, menos irão experimentar e, consequentemente, menos aprenderão.

 

O que fazer se acontecer mesmo assim

  • Converse com os participantes sobre o objetivo que você queria alcançar com a atividade e, depois, pergunte onde essas lições poderiam ser encontradas na dinâmica.
  • Aceite o que eles aprenderam, mesmo que não tenha sido exatamente aquilo que você imaginava. Aproveite para reavaliar a atividade e verificar em que pode melhorar na próxima vez a fim de que seu objetivo seja alcançado.
  • Se o tempo permitir, reveja com a equipe, durante o fechamento, todos os acontecimentos da atividade e os pontos relacionados ao objetivo principal da reunião.

 

Lembre-se de ter, acima de tudo, jogo de cintura para driblar todo e qualquer acontecimento fora do esperado. Aja com descontração, seja adaptável e leve na esportiva! Assim, os participantes terão mais chances de fazer o mesmo e aproveitar a atividade, apesar de alguns contratempos.

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