O que você faz depois é o que conta

Como maximizar a possibilidade de lucros e contatos em uma feira, convenção e evento ? seja como visitante ou expositor Como maximizar a possibilidade de lucros e contatos em uma feira, convenção e evento ? seja como visitante ou expositor

Certo, novembro chegou e você foi à ExpoVendas. Viu prospects interessantes, assistiu à palestra de seus sonhos e, principalmente, fez contatos. Volta para sua empresa com a cabeça cheia de idéias e o bolso cheio de cartões. Para ampliar sua capacidade de lucro, siga este roteiro que a VendaMais preparou e aproveite cada momento do pós-feira.

Durante o evento

Sozinho ou em grupo

· Entenda o que a pessoa com quem você fala quer e precisa, e pegue seus dados. Foque em fazer contatos, pegar cartões e informações básicas sobre possíveis clientes e suas empresas, em vez de fechar muitos negócios.

Após o evento acabar

Em equipe

· Reúna todas as pessoas da sua empresa envolvidas e agradeça a presença e participação deles. Faça rápidos comentários positivos e peça feedbacks.

Sozinho

· Faça uma rápida lista do que você aprendeu, para mostrar aos diretores da sua empresa, ou para fazer uma rápida preleção à sua equipe na reunião da semana que vem.

Nos dois casos

· Faça uma rápida triagem de seus contatos. Separe os cartões que você acha que podem gerar mais negócios para serem contatados primeiro. Não tente ser 100% racional e criterioso aqui, siga sua intuição e o que cada prospect revelou.

Antes de deixar o local do evento

Em equipe

· Faça as contas de quanto gastou e certifique-se de que os números estão corretos.

· Dê um pequeno extra ao seu pessoal. Pode ser o reembolso de uma despesa que sairia por conta deles ou um convite para um jantar em uma boa churrascaria/pizzaria, por sua conta.

· Se tiver de despachar algum material para sua empresa, certifique-se que tudo ? tudo mesmo ? está devidamente empacotado e pronto para seguir viagem.

Sozinho

· Da mesma forma, cheque com cuidado seus gastos e o que você precisa mandar de volta para sua empresa.

Chegando na empresa

Em equipe ou sozinho

· Marque uma reunião sobre o evento, assim que for possível. Exponha o que foi aprendido, o que você ou a equipe vai tentar dali para frente e quais os principais negócios que poderão surgir dos contatos.

· Entregue todos os comprovantes/relatórios de gastos para o pessoal responsável.

· Pegue os cartões e nomes de contatos que você fez no evento e pré-selecionou. Você ainda pode fazer uma mudança ou outra. Estabeleça um plano de ação para cada nome: aprender mais sobre o contato e a empresa (use internet, jornais e revistas), entrar em contato com algumas daquelas pessoas, por dia, e definir o que você vai pedir a cada um (você quer visitar a empresa deles? Apresentar uma proposta? Quer que eles venham a sua loja/showroom/agência?).

Próximas semanas

Em equipe ou sozinho

· Ponha em ação o plano que você desenvolveu acima. Se estiver em equipe, distribua os nomes de maneira igual entre todos os vendedores envolvidos.

· Após contatar todos os prospects e conseguir um próximo passo, repita o processo de levantamento de informações e contatos com aqueles possíveis clientes que você julgou menos importantes. Não deixe ninguém para trás.

· Não esqueça de incluir os clientes que fecharam um pedido ou contrato no evento. Fale com eles, apresente novas propostas e descubra a satisfação de cada um.

· Calcule o retorno sobre investimento daquele evento. Considere os lucros vindos de todas as pessoas que se tornaram clientes e foram contatadas primeiro naquele local.

BOX

Não perca a ExpoVendas ? Feira e Congresso de Vendas, em novembro de 2006, em São Paulo. Ela reunirá em um só lugar os grandes palestrantes do assunto e todas as empresas que têm algo de bom para oferecer ao vendedor e tornar as vendas mais eficientes, fáceis e práticas. Visite o site: www.expovendas.com.br

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