O que vocĂȘ precisa fazer para ter sucesso no varejo

Muitos sonham com seu próprio negócio. Uma pequena loja para atender a vizinhança, quem sabe colocando em pråtica a sua capacidade de negociação e o bom gosto para roupas e acessórios. Muitos sonham com seu próprio negócio. Uma pequena loja para atender a vizinhança, quem sabe colocando em pråtica a sua capacidade de negociação e o bom gosto para roupas e acessórios. Ou então passar a ganhar dinheiro com aquele seu passatempo e, com o tempo, abrir filiais.

Só que a grande maioria fica pelo meio do caminho. Apenas uma minoria de lojas consegue sobreviver ao seu primeiro aniversårio. Då para contar nos dedos as que chegam ao quinto ano, de cada cem que abrem as portas. As que conseguem superar os obståculos de burocracia, posicionamento, atração de cliente, contratação e treinamento de pessoal, gestão financeira e, além disso, conseguem fazer algo para se destacar, são merecedoras de toda a admiração.

É isso que LuĂ­sa AraĂșjo, AndrĂ© Pivetti e Orlando Ferreira fizeram em seu livro, Abra uma Loja para o Sucesso ? O Segredo dos Vencedores. AlĂ©m de dar uma receita passo a passo de como evitar os problemas mais comuns na hora de abrir uma loja, tambĂ©m entrevistaram empresĂĄrios de sucesso na ĂĄrea.

O começo ?

Para abrir sua loja corretamente, os autores sugerem que vocĂȘ comece definindo o segmento e o foco. O que vocĂȘ quer fazer? Vender produtos automotivos (para quem? TĂĄxis e outros veĂ­culos que rodam muito, para pessoas interessadas em tunning e modificação de veĂ­culos, para quem deseja segurança), oferecer serviços de jardinagem (para condomĂ­nios? Casas? SĂł manutenção ou projetos de paisagismo completos? Vender mudas e sementes?). Sem essa idĂ©ia clara na cabeça, muitos candidatos a empresĂĄrio compram cada vez mais itens sem critĂ©rio, atulhando o ponto-de-venda sem atrair ninguĂ©m em especĂ­fico. Assim que tiver a idĂ©ia clara do que irĂĄ vender e de quem deseja como cliente, vocĂȘ pode tentar responder outras perguntas:

· Devo ter um sĂłcio? A grande questĂŁo. NĂŁo basta conhecer a pessoa nem gostar dela. Analise os objetivos e a competĂȘncia daquela pessoa. O ideal Ă© que cada um cuide de um aspecto da empresa, sem interferir na ĂĄrea do outro.

· Marca prĂłpria ou franqueada? Entenda que, utilizando a experiĂȘncia de uma franquia, vocĂȘ diminui as chances de alguma coisa dar errado com sua empresa. Diminui, nĂŁo as zera nem torna sua loja Ă  prova de mĂĄs escolhas. Uma franquia tambĂ©m significa algum gasto a mais. Se preferir abrir um negĂłcio prĂłprio, tente focar em um nicho, quanto mais especĂ­fico melhor. Busque algo que vocĂȘ goste e se identifique. Mantenha em mente a simplicidade. Nada de nomes e logomarcas exageradas, cheias de cores. Tenha em mente que vocĂȘ irĂĄ enfrentar dificuldades, por isso tente manter algum dinheiro de reserva.

A seguir, vocĂȘ deve se preocupar com o local onde abrir sua loja. Nem sempre a porta de casa Ă© o melhor lugar e nem sempre ela deve ser descartada logo de cara. TambĂ©m tome todas as providĂȘncias legais, coloque a papelada em dia. Verifique, em seu Estado, quais as vantagens para micro e pequenas empresas (ĂłrgĂŁos como o Sebrae podem ajudar muito nisso).

Falando de dinheiro ?

Os autores destacam um bom espaço do livro para a parte de finanças e fluxo de caixa de uma empresa. Segundo eles, o lojista deve prestar atenção em:

· Custos fixos que se tornam variĂĄveis. Acontece muito em shopping centers, onde costuma-se aumentar o valor do aluguel da loja a partir do aumento de seu faturamento. EstĂĄ lĂĄ no contrato que o lojista assinou, mas muitos esquecem desse detalhe e sĂŁo surpreendidos no final do mĂȘs. Outros custos que podem surpreender e acabar com o seu fluxo de caixa sĂŁo telefone e folha de pagamento.

· Deixe a vaidade de lado. Sim, é da natureza humana, assim que sobrar um dinheirinho, comprar aquela nova caixa registradora que só falta embalar as compras do cliente, porque falar ela fala, ou um novo letreiro luminoso de cinco metros de altura. Calma. Equipamentos que não são essenciais podem ser alugados, arrendados ou utilizados em leasing por um determinado período. Pense bem antes de adquirir supérfluos. Sim, é muito cÎmodo e bom ter seu próprio equipamento, entretanto, tudo o que for seu passa a fazer parte do custo fixo, aumentando-o e fazendo que sua loja demore mais a dar lucro.

· NĂŁo deixe seu capital parado em estoque. Certo, quando se inicia uma loja, Ă© difĂ­cil calcular o quanto de estoque Ă© necessĂĄrio, mas nĂŁo se esqueça: compras exageradas ou produtos e serviços que nĂŁo atraem seu pĂșblico-alvo significam que seu dinheiro estĂĄ ali, parado, juntando teia de aranha e tirando espaço de um outro produto que poderia vender mais.

Essas sĂŁo apenas algumas dicas para evitar erros comuns na hora de abrir uma loja. E existem muito mais detalhes e ĂĄreas que demandam sua atenção. Mas seu sonho merece tudo o que vocĂȘ puder lhe dar.

BOX

Conselhos de quem chegou lĂĄ

Mr. Cat, calçados e acessórios ?

Ari Nelson Svartsnaider, diretor e criador da marca, diz que começou com um metro de couro, presente de sua mãe. Desse material, fez um sapato e o mostrou a um amigo, que encomendou quatro pares. Resolveu fazer oito. Que vendeu e, com o lucro, fez 16. Daí, 32. Quando chegou a 100 pares por semana, Ari viu que precisava de um sócio. Mas as coisas não se tornaram fåceis depois disso. ?Acordava às 6 horas da manhã e chegava em casa às 11 da noite, quase todos os dias. Desmaiei algumas vezes.?

A dica para quem quer começar: ?Com criatividade e pesquisa, Ă© possĂ­vel descobrir um bom caminho, pois o mercado nĂŁo estĂĄ saturado como dizem. HĂĄ muitos nichos a explorar. O ideal Ă© investir em pĂșblicos especĂ­ficos.?

Chocolates Kopenhagen ?

Para o casal Anna e David Kopenhagen, o grande desafio foi a mudança de um pequeno espaço em um bairro de São Paulo para a grande fåbrica em Tamboré. Era preciso, segundo eles, não perder o toque artesanal dos produtos, mesmo com a modernização.

A dica para quem quer começar: ?O empreendedor tem de estar sempre atento às mudanças do mercado, visando inovar e agradar o consumidor, motivar o colaborador e gerar lucro.?

Duloren ?

Apesar do sucesso da empresa no setor de lingerie, Roni Argalji, principal executivo da Duloren, não parou de buscar novos negócios. Recentemente, em parceria com outras empresas, lançou uma marca de lingerie mais sofisticada, que teve seu nome licenciado para cosméticos. ?Quem sabe, um dia, não lançamos até chocolate com essa marca?? diz Argalji.

A dica para quem quer começar: ?Nunca seja igual a seus concorrentes. Destaque-se na paisagem, seja agressivo e inovador. Não se limite à mesmice.?

Cristal Graffiti ?

Nem sempre a primeira idéia para abrir sua loja é a mais acertada. Veja a Cristal Graffiti, que começou como uma loja de roupas de surf, no Rio de janeiro. Com o tempo, resolveu mudar seu enfoque para moda jovem, conquistando uma fatia maior de mercado. Além disso, para atrair outros nichos de mercado, criou as marcas Atol das Rocas e Arte Girls. Clåudio Maurício, diretor administrativo da marca, tem como característica mesclar lojas próprias (tem 20) com franquias (mais de 15 em diversos estados do Brasil).

A dica para quem quer começar: ?Mantenha os pĂ©s no chĂŁo e nĂŁo conte com o que virĂĄ. Sem dĂșvida, Ă© melhor começar pequeno e crescer de acordo com o que Ă© possĂ­vel.?

PARA SABER MAIS:

Abra uma Loja para o Sucesso ? Os Segredos dos Vencedores, Orlando Ferreira, AndrĂ© Pivetti e LuĂ­sa AraĂșjo. Editora Bom Texto.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima