O rei das árvores

Uma vez, as árvores resolveram procurar um rei para elas. Então disseram à oliveira:

?Seja nosso rei?.

E a oliveira respondeu:

?Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu azeite, usado para honrar os deuses e os humanos?.

Aí, as árvores pediram à figueira:

?Venha ser o nosso rei?.

Mas a figueira respondeu:

?Para governar vocês, eu teria de parar de dar os meus figos tão doces?.

Então, as árvores disseram à parreira:

?Venha ser nosso rei?.

Mas a parreira respondeu: ?Para governar vocês, eu teria de parar de dar meu vinho, que alegra os deuses e os seres humanos?.

Aí todas as árvores pediram ao espinheiro:

?Venha ser nosso rei?.

E o espinheiro respondeu: ?Se vocês querem mesmo me fazer seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem isso, sairá fogo do espinheiro e queimará os cedros do Líbano?.

Esta parábola está na Bíblia, no livro de Juízes (capítulo nove, versículos oito a 15) e a lição é: quando os bons se omitem, os maus tomam conta.

Em tempos de eleição, isso se torna ainda mais importante. Se a política é podre, por que não fazemos algo para mudar esse cenário? Por que nos omitimos? E não é preciso que você saia como candidato (claro que seria ótimo que gente nova, honesta, entrasse para a política): já é suficiente que escolha bem seus representantes. Se sabemos que um político é desonesto ou incompetente, por que continuamos votando nele? Por que nos abrigamos à sombra do espinheiro?

E essa lição não serve apenas para a política, mas para tudo em nossa vida. Se nosso bairro tem problemas, nossas crianças estão nas ruas, se há preconceito nas empresas ? só para citar algumas das situações erradas e injustas que vemos por aí ? é porque nos omitimos e deixamos os espinheiros tomarem conta. Temos nossa parte nisso.

Pode parecer utópico, mas se fizermos diferença na vida de uma pessoa, apenas uma, já valeu a pena. ?Se o homem soubesse as vantagens de ser bom quando é egoísta, seria homem de bem por puro egoísmo? Santo Agostinho

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima