O segredo do sucesso na diferenciação

O segredo do sucesso na diferenciação De acordo com o especialista Dan Herman, um diferencial competitivo pode ser considerado um sucesso quando tem uma característica principal: não é imitado pelos concorrentes, mesmo que seja um evidente sucesso entre os clientes.

Você deve estar pensando que isso é impossível, mas não é bem assim. Neste artigo, vamos revelar o segredo inesperadamente simples da diferenciação do sucesso. Aqui estÔ: não procure a resposta nos atributos óbvios do seu produto ou serviço. Ao contrÔrio, pense no não-óbvio. Os óbvios são aqueles que o cliente jÔ espera receber do seu produto ou serviço ? aliÔs, é por isso mesmo que ele estÔ comprando. Mas esses benefícios vão além do essencial, por exemplo: hoje, um celular inclui muito mais atributos que simplesmente a possibilidade de conversar com alguém enquanto se desloca de um lugar para outro. Tudo que o cliente espera de um produto ou serviço no seu segmento estÔ incluso nos atributos bÔsicos. São os mesmos que provavelmente seus concorrentes também oferecem, pois eles constituem a essência do seu produto ou serviço e seria impossível concorrer no mercado sem eles.

Se você investir esforços de maneira brilhante e inovadora e realmente conseguir descobrir um novo atributo bÔsico, sabe o que acontecerÔ? SerÔ copiado imediatamente, e é fÔcil entender o porquê. Se for um atributo bÔsico, seus concorrentes não podem se dar ao luxo de não tê-lo nas suas ofertas ? aliÔs, é exatamente a mesma coisa que você faria na situação deles. Muitas empresas demoraram para ver isso e só acordaram quando um concorrente o fez, por exemplo: a rede de café Starbucks achou que suas lojas teriam um feeling mais familiar e confortÔvel se todas as mesas e cadeiras não fossem idênticas. Também colocaram sofÔs na loja, para que as pessoas passassem mais tempo ali.

Atualmente, qualquer loja de cafĆ© que se preze passou a imitar esse estilo. A Colgate-Palmolive fez uma pesquisa e juntou, em uma Ćŗnica pasta, todos os grandes benefĆ­cios sugeridos pelos clientes, lanƧando a Colgate Total 12, que quase instantaneamente se transformou no creme dental mais vendido do mundo. Logo depois, todos seus concorrentes a imitaram, sendo o caso mais famoso o Crest, da Procter & Gamble. A fĆ”brica sueca de carros Volvo construiu sua marca se baseando em um atributo central bĆ”sico: a seguranƧa. Ela teve tanto sucesso que conseguiu convencer todos seus concorrentes de que esse elemento tambĆ©m Ć© muito importante. Hoje, ninguĆ©m vai dizer que o grande diferencial da Volvo Ć© a seguranƧa, porque todos estĆ£o oferecendo isso.

Poderíamos continuar essa lista infinitamente, mas acho que você jÔ pegou a idéia. Sempre que a empresa de um segmento lança uma novidade relativa aos atributos bÔsicos do produto ou serviço, esse diferencial é temporÔrio, pois é rapidamente copiado pelos concorrentes.

Então, o que fazer?

Para criar um diferencial competitivo que não seja imitado, você precisa pensar além dos atributos bÔsicos considerados pelo seu mercado. A boa notícia é que funciona maravilhosamente bem quando feito corretamente. As empresas que tiveram sucesso por anos na manutenção de um diferencial competitivo, sem serem imitadas (mesmo tendo lucros exorbitantes), foram aquelas que inovaram nos atributos e nos benefícios que vão além dos atributos bÔsicos da categoria.

Desnudando a diferenciação

No CanadÔ, existe uma empresa de notícias que, de acordo com ninguém mais ninguém menos que a Time, oferece a segunda melhor cobertura de eventos internacionais do mundo, só perdendo para a BBC inglesa. A Naked News tem sua programação Ôgil vista em 172 países pela internet, com mais de 30 milhões de espectadores diÔrios só nos EUA e estÔ disponível no sistema pay-per-view em 1,5 milhão de quartos de hotel, além da possibilidade de os assinantes receberem vídeos nos seus celulares. Os produtos digitais da Naked News são pré-formatados para cabo e satélite, além de estarem disponíveis para licenciamento e distribuição em inglês, espanhol e francês.

A maioria dos gerentes e funcionÔrios dessa empresa de notícias faz exatamente a mesma coisa que seus colegas em qualquer outra instituição de notícias do mundo. No entanto, ela possui algo diferente, e é por essa razão que muitas pessoas preferem assistir aos seus programas ? pagando um preço premium. Com o slogan: ?O canal que não tem nada a esconder?, os âncoras dos programas (geralmente, mulheres atraentes) cobrem política, negócios, esporte e entretenimentos nus.

Essa diferenciação não tem conexão direta com os atributos ou benefícios bÔsicos da empresa. A princípio, o que ela faz para se diferenciar pode parecer estranho, vergonhoso ou irrelevante para seus concorrentes, por isso as chances de que alguém a imite é muito pequena. Agora pegue, por exemplo, a Apple. No começo, seu grande diferencial era o sistema operacional com a interface amigÔvel. Isso é muito importante para os clientes!

Principalmente com a democratização do acesso aos computadores, um atributo fundamental de qualquer computador passou a ser a facilidade de uso, sem que fosse necessĆ”rio ser um tĆ©cnico especializado em informĆ”tica. Agora pense na Microsoft. SerĆ” que ela deixaria de imitar a Apple? Ɖ claro que nĆ£o! Por isso, note que nos Ćŗltimos anos a Apple mudou de estratĆ©gia. Seus diferenciais sĆ£o o design sofisticado e a integração do escritório e da casa em torno dos seus aparelhos. AlguĆ©m estĆ” correndo para imitĆ”-los? NĆ£o. Ɖ verdade que os computadores ficaram menos feios, mas nenhum concorrente chega aos pĆ©s da Apple, quando o assunto Ć© design.

O que eles estão esperando?

A companhia aérea Virgin Atlantic é o exemplo preferido de Dan Herman. Essa empresa não é especialmente melhor que qualquer outra concorrente. Não possui os melhores aviões nem poltronas mais confortÔveis. Não é mais pontual, não viaja mais rÔpido, não tem melhor comida nem melhores horÔrios que sua concorrente direta, a British Airways. Mas é uma empresa que quase sempre faz as coisas de modo diferente. Mas, por favor, tome nota: nenhuma dessas ?coisas diferentes? fazem parte dos atributos bÔsicos de uma empresa aérea. Qual é o resultado? Embora a Virgin tenha tido muito sucesso por vÔrios anos seguidos (com lucro, coisa rara no mundo da aviação), roubando uma boa fatia de mercado dos seus concorrentes, a British Airways, por exemplo, não estÔ fazendo nada para copiÔ-los. Por quê? Porque eles fazem negócios da maneira tradicional, além do que a criatividade da Virgin parece meio ridícula e inútil, jÔ que não é um atributo crítico nem essencial para os clientes.

Outro exemplo Ć© a Swatch, fabricante de relógios. Enquanto todos os fabricantes se preocupavam com o mecanismo do relógio, a engenharia, a grife e a sofisticação ou quantos cronĆ“metros podiam colocar no mesmo aparelho, a Swatch comeƧou a tratar da face e da pulseira do relógio como obras de arte. O que isso tem a ver com os atributos bĆ”sicos do relógio? Exatamente… nada! EntĆ£o, ninguĆ©m os imitou. E a The Body Shop? NĆ£o existe no mundo nenhuma outra marca de cosmĆ©ticos que se posicione tĆ£o abertamente contra o uso de animais nos testes de produtos ou que ajude regiƵes inteiras, em qualquer parte do mundo, que precisem de ajuda.

São atributos bÔsicos do produto? Não. São imitados? Também não. Você pode tentar argumentar que poucas empresas conseguiram conquistar a liderança de mercado através da diferenciação de atributos não bÔsicos. Verdade. De fato, poucas empresas se tornam líderes de mercado ou têm ambição para isso. Entretanto, se você estÔ em um mercado cada vez mais concorrido e com enorme pressão sobre seus preços, ter uma estratégia de diferenciação dos atributos não bÔsicos é a melhor saída para conquistar a lealdade de um segmento representativo de clientes.

Para terminar, Dan Herman argumenta que não é contra a diferenciação dos atributos bÔsicos de um produto ou serviço. Se você conseguir fazê-lo, terÔ uma boa dianteira sobre os concorrentes. O problema, aqui, é se acomodar. Lembre-se de que seus concorrentes estão de olho em qualquer novidade e vão copiar imediatamente qualquer atributo bÔsico que você lançar (assim como você provavelmente vai copiÔ-los, caso lancem algum produto ou serviço melhor que o seu). JÔ se dedicar a inovar nos atributos não bÔsicos, não serÔ copiado pelos concorrentes e acabarÔ criando um minimonopólio para sua empresa. Tenha um ótimo mês de muitas venda$!

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