O segredo do sucesso na diferenciação De acordo com o especialista Dan Herman, um diferencial competitivo pode ser considerado um sucesso quando tem uma caracterĆstica principal: nĆ£o Ć© imitado pelos concorrentes, mesmo que seja um evidente sucesso entre os clientes.
VocĆŖ deve estar pensando que isso Ć© impossĆvel, mas nĆ£o Ć© bem assim. Neste artigo, vamos revelar o segredo inesperadamente simples da diferenciação do sucesso. Aqui estĆ”: nĆ£o procure a resposta nos atributos óbvios do seu produto ou serviƧo. Ao contrĆ”rio, pense no nĆ£o-óbvio. Os óbvios sĆ£o aqueles que o cliente jĆ” espera receber do seu produto ou serviƧo ? aliĆ”s, Ć© por isso mesmo que ele estĆ” comprando. Mas esses benefĆcios vĆ£o alĆ©m do essencial, por exemplo: hoje, um celular inclui muito mais atributos que simplesmente a possibilidade de conversar com alguĆ©m enquanto se desloca de um lugar para outro. Tudo que o cliente espera de um produto ou serviƧo no seu segmento estĆ” incluso nos atributos bĆ”sicos. SĆ£o os mesmos que provavelmente seus concorrentes tambĆ©m oferecem, pois eles constituem a essĆŖncia do seu produto ou serviƧo e seria impossĆvel concorrer no mercado sem eles.
Se você investir esforços de maneira brilhante e inovadora e realmente conseguir descobrir um novo atributo bÔsico, sabe o que acontecerÔ? SerÔ copiado imediatamente, e é fÔcil entender o porquê. Se for um atributo bÔsico, seus concorrentes não podem se dar ao luxo de não tê-lo nas suas ofertas ? aliÔs, é exatamente a mesma coisa que você faria na situação deles. Muitas empresas demoraram para ver isso e só acordaram quando um concorrente o fez, por exemplo: a rede de café Starbucks achou que suas lojas teriam um feeling mais familiar e confortÔvel se todas as mesas e cadeiras não fossem idênticas. Também colocaram sofÔs na loja, para que as pessoas passassem mais tempo ali.
Atualmente, qualquer loja de cafĆ© que se preze passou a imitar esse estilo. A Colgate-Palmolive fez uma pesquisa e juntou, em uma Ćŗnica pasta, todos os grandes benefĆcios sugeridos pelos clientes, lanƧando a Colgate Total 12, que quase instantaneamente se transformou no creme dental mais vendido do mundo. Logo depois, todos seus concorrentes a imitaram, sendo o caso mais famoso o Crest, da Procter & Gamble. A fĆ”brica sueca de carros Volvo construiu sua marca se baseando em um atributo central bĆ”sico: a seguranƧa. Ela teve tanto sucesso que conseguiu convencer todos seus concorrentes de que esse elemento tambĆ©m Ć© muito importante. Hoje, ninguĆ©m vai dizer que o grande diferencial da Volvo Ć© a seguranƧa, porque todos estĆ£o oferecendo isso.
PoderĆamos continuar essa lista infinitamente, mas acho que vocĆŖ jĆ” pegou a idĆ©ia. Sempre que a empresa de um segmento lanƧa uma novidade relativa aos atributos bĆ”sicos do produto ou serviƧo, esse diferencial Ć© temporĆ”rio, pois Ć© rapidamente copiado pelos concorrentes.
Então, o que fazer?
Para criar um diferencial competitivo que nĆ£o seja imitado, vocĆŖ precisa pensar alĆ©m dos atributos bĆ”sicos considerados pelo seu mercado. A boa notĆcia Ć© que funciona maravilhosamente bem quando feito corretamente. As empresas que tiveram sucesso por anos na manutenção de um diferencial competitivo, sem serem imitadas (mesmo tendo lucros exorbitantes), foram aquelas que inovaram nos atributos e nos benefĆcios que vĆ£o alĆ©m dos atributos bĆ”sicos da categoria.
Desnudando a diferenciação
No CanadĆ”, existe uma empresa de notĆcias que, de acordo com ninguĆ©m mais ninguĆ©m menos que a Time, oferece a segunda melhor cobertura de eventos internacionais do mundo, só perdendo para a BBC inglesa. A Naked News tem sua programação Ć”gil vista em 172 paĆses pela internet, com mais de 30 milhƵes de espectadores diĆ”rios só nos EUA e estĆ” disponĆvel no sistema pay-per-view em 1,5 milhĆ£o de quartos de hotel, alĆ©m da possibilidade de os assinantes receberem vĆdeos nos seus celulares. Os produtos digitais da Naked News sĆ£o prĆ©-formatados para cabo e satĆ©lite, alĆ©m de estarem disponĆveis para licenciamento e distribuição em inglĆŖs, espanhol e francĆŖs.
A maioria dos gerentes e funcionĆ”rios dessa empresa de notĆcias faz exatamente a mesma coisa que seus colegas em qualquer outra instituição de notĆcias do mundo. No entanto, ela possui algo diferente, e Ć© por essa razĆ£o que muitas pessoas preferem assistir aos seus programas ? pagando um preƧo premium. Com o slogan: ?O canal que nĆ£o tem nada a esconder?, os Ć¢ncoras dos programas (geralmente, mulheres atraentes) cobrem polĆtica, negócios, esporte e entretenimentos nus.
Essa diferenciação nĆ£o tem conexĆ£o direta com os atributos ou benefĆcios bĆ”sicos da empresa. A princĆpio, o que ela faz para se diferenciar pode parecer estranho, vergonhoso ou irrelevante para seus concorrentes, por isso as chances de que alguĆ©m a imite Ć© muito pequena. Agora pegue, por exemplo, a Apple. No comeƧo, seu grande diferencial era o sistema operacional com a interface amigĆ”vel. Isso Ć© muito importante para os clientes!
Principalmente com a democratização do acesso aos computadores, um atributo fundamental de qualquer computador passou a ser a facilidade de uso, sem que fosse necessÔrio ser um técnico especializado em informÔtica. Agora pense na Microsoft. SerÔ que ela deixaria de imitar a Apple? à claro que não! Por isso, note que nos últimos anos a Apple mudou de estratégia. Seus diferenciais são o design sofisticado e a integração do escritório e da casa em torno dos seus aparelhos. Alguém estÔ correndo para imitÔ-los? Não. à verdade que os computadores ficaram menos feios, mas nenhum concorrente chega aos pés da Apple, quando o assunto é design.
O que eles estão esperando?
A companhia aĆ©rea Virgin Atlantic Ć© o exemplo preferido de Dan Herman. Essa empresa nĆ£o Ć© especialmente melhor que qualquer outra concorrente. NĆ£o possui os melhores aviƵes nem poltronas mais confortĆ”veis. NĆ£o Ć© mais pontual, nĆ£o viaja mais rĆ”pido, nĆ£o tem melhor comida nem melhores horĆ”rios que sua concorrente direta, a British Airways. Mas Ć© uma empresa que quase sempre faz as coisas de modo diferente. Mas, por favor, tome nota: nenhuma dessas ?coisas diferentes? fazem parte dos atributos bĆ”sicos de uma empresa aĆ©rea. Qual Ć© o resultado? Embora a Virgin tenha tido muito sucesso por vĆ”rios anos seguidos (com lucro, coisa rara no mundo da aviação), roubando uma boa fatia de mercado dos seus concorrentes, a British Airways, por exemplo, nĆ£o estĆ” fazendo nada para copiĆ”-los. Por quĆŖ? Porque eles fazem negócios da maneira tradicional, alĆ©m do que a criatividade da Virgin parece meio ridĆcula e inĆŗtil, jĆ” que nĆ£o Ć© um atributo crĆtico nem essencial para os clientes.
Outro exemplo Ć© a Swatch, fabricante de relógios. Enquanto todos os fabricantes se preocupavam com o mecanismo do relógio, a engenharia, a grife e a sofisticação ou quantos cronĆ“metros podiam colocar no mesmo aparelho, a Swatch comeƧou a tratar da face e da pulseira do relógio como obras de arte. O que isso tem a ver com os atributos bĆ”sicos do relógio? Exatamente… nada! EntĆ£o, ninguĆ©m os imitou. E a The Body Shop? NĆ£o existe no mundo nenhuma outra marca de cosmĆ©ticos que se posicione tĆ£o abertamente contra o uso de animais nos testes de produtos ou que ajude regiƵes inteiras, em qualquer parte do mundo, que precisem de ajuda.
SĆ£o atributos bĆ”sicos do produto? NĆ£o. SĆ£o imitados? TambĆ©m nĆ£o. VocĆŖ pode tentar argumentar que poucas empresas conseguiram conquistar a lideranƧa de mercado atravĆ©s da diferenciação de atributos nĆ£o bĆ”sicos. Verdade. De fato, poucas empresas se tornam lĆderes de mercado ou tĆŖm ambição para isso. Entretanto, se vocĆŖ estĆ” em um mercado cada vez mais concorrido e com enorme pressĆ£o sobre seus preƧos, ter uma estratĆ©gia de diferenciação dos atributos nĆ£o bĆ”sicos Ć© a melhor saĆda para conquistar a lealdade de um segmento representativo de clientes.
Para terminar, Dan Herman argumenta que não é contra a diferenciação dos atributos bÔsicos de um produto ou serviço. Se você conseguir fazê-lo, terÔ uma boa dianteira sobre os concorrentes. O problema, aqui, é se acomodar. Lembre-se de que seus concorrentes estão de olho em qualquer novidade e vão copiar imediatamente qualquer atributo bÔsico que você lançar (assim como você provavelmente vai copiÔ-los, caso lancem algum produto ou serviço melhor que o seu). JÔ se dedicar a inovar nos atributos não bÔsicos, não serÔ copiado pelos concorrentes e acabarÔ criando um minimonopólio para sua empresa. Tenha um ótimo mês de muitas venda$!