O trabalho como fonte de satisfação

Para que você consiga fazer de sua carreira na área de vendas um sucesso, é preciso que o seu trabalho seja fonte de satisfação, não apenas de dinheiro. O trabalho que traz satisfação e, por conseguinte, realização profissional, é aquele no qual o profissional tem oportunidade de exercitar e desenvolver suas competências, é o trabalho que estimula a busca do conhecimento e aplicação desse conhecimento na inovação de métodos, processos e soluções.

Atualmente, as organizações buscam profissionais abertos a assumir posturas criativas, diferentes dos padrões estabelecidos anteriormente. Dessa forma, o perfil do profissional atual tem-se adaptado, buscando tanto o aperfeiçoamento técnico, através de cursos de capacitação e aprimoramento, MBAs, etc., assim como o desenvolvimento de suas competências/habilidades de gestão.

O profissional que busca excelência no trabalho e satisfação tem procurado desenvolver suas competências por meio de treinamentos específicos para ele e sua empresa e também através de processos de mentoring (dentro da empresa onde atua, tendo como tutor seu líder imediato) e coaching individual (realizado por um coach profissional). Cada vez mais os profissionais se convencem que é insano continuar a fazer tudo como sempre fizeram e querer que os resultados sejam diferentes.

Sem dúvida, o primeiro passo para conseguir satisfação no trabalho e se sentir realizado profissionalmente, é ter ?paixão? por aquilo que se faz. A pessoa que ama o que faz não sente o tempo passar enquanto está mergulhada naquela atividade, não se sente cansada por efetuar aquele trabalho.

Em segundo lugar, é necessário ter consciência que ele mesmo é o agente transformador da sua vida, só ele é o responsável por tudo de bom ou não que acontece na sua carreira. Ter em mente que o ser humano é capaz de aprender a qualquer coisa que deseje e não está fadado a ser a mesma pessoa indefinidamente.

Por fim, para se sentir realizado profissionalmente e encontrar satisfação no trabalho, é imprescindível que o profissional tenha uma vida saudável, com equilíbrio entre o trabalho, sua família, amigos, esporte e lazer.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima