O valor do comprometimento

Edivan Silva fala sobre o valor do comprometimento Por Edivan Silva

Segundo o dicionário, comprometimento significa assumir compromissos e responsabilidades. A sua essência é tomar decisões e, verdadeiramente, se comprometer com alguma coisa, deixando de lado as possibilidades ou desculpas. O comprometimento tem um significado diferente para cada pessoa.

Algumas vezes, em nossa vida, temos uma desculpa e não transformamos o empenho em desempenho, pois não estamos comprometidos. Mas como demonstrar comprometimento? Ele pode ser demonstrado de várias formas, inclusive pelo número de horas que você dedica ao seu trabalho ou pelo seu esforço em melhorar suas habilidades. Se você deseja algo que valha a pena, precisa estar realmente focado em seus objetivos. Esse é o maior segredo do comprometimento.

Até que você se comprometa, há uma hesitação, uma possibilidade de recuar, mas, no momento em que há um comprometimento definitivo, o seu objetivo começa a fluir. Um exemplo bem claro disso é o escritor desenvolvendo sua obra. Se não der o primeiro passo em direção a um compromisso, enquanto não oficializa e torna pública sua intenção, a boa idéia do livro não sai da imaginação. Às vezes, pensamos que estamos comprometidos com alguma coisa, embora nossas ações indiquem o contrário. Como diz Stretut: “Quando os homens fracassam, o que lhes faltou não foi inteligência, foi paixão”.

Comprometa-se e saia da zona de conforto. Se você é empresário, sócio ou gerente e quer realmente que o seu exemplo seja seguido na sua empresa, pare e reflita: será que você é realmente comprometido?

Agora, uma pausa para reflexão: como você se sente quando realiza o que se comprometeu a fazer? Ninguém gosta de fazer negócios com pessoas 96% ou 99% comprometidas. Hoje, o perfil ideal do profissional é de 100%.

O comprometimento é muito mais do que obedecer as regras. É uma contínua oportunidade de aprimorar o foco, os processos e tornar a equipe mais eficaz. Interrompa o ?jogo da culpa? e aceite o comprometimento como o caminho para alcançar a máxima eficiência, com novas atitudes, iniciativas e aprimoramento de suas ações. Valorize as suas qualidades pessoais, seja 100% comprometido. Cada minuto é uma nova realidade, por isso, dê o primeiro passo para a mudança e o seu comprometimento irá determinar a sua vitória. Pense nisso!

Edivan Silva é palestrante e consultor. Autor do livro O Poder da Iniciativa e um dos participantes do livro Gigantes da Motivação.
Visite o site: www.edivansilva.com.br
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima