O valor que o endomarketing agrega para a empresa

A comunicação interna constrói uma relação de lealdade com os colaboradores da empresa, compartilhando os objetivos sociais e empresariais da organização. O endomarketing, que se resume em ações de marketing voltadas aos funcionários das empresas, assim como o marketing, demora a ser percebido pelos empresários como um investimento de médio e longo prazo, importante para diferenciar e agregar valor à marca.

As empresas esquecem ou não dão a devida importância para essas ações, que na maioria das vezes não são planejadas em seu orçamento, budgetsde marketing e estratégia.

Um fator determinante para o sucesso de uma empresa são as relações pessoais. No livro Endomarketing ? Como Praticá-lo com Sucesso, de Saul Bekin, Júlio Ribeiro faz uma colocação muito interessante: ?A atitude das empresas, seus valores éticos, o envolvimento emocional dos funcionários que as compõem e a capacidade de agregar relações afetivas adquiriram muito mais peso no processo de desenvolvimento das empresas do que a simples qualidade industrial do produto, preço ou mesmo o índice de participação no mercado?.

Para tornar concreta essa relação entre funcionário e empresa, o endomarketing usa uma ferramenta muito importante, chamada comunicação interna. A forma como a empresa se relaciona com o seu colaborador e vice-versa é trabalhada pelo departamento de comunicação da corporação de modo que ela chegue em seu objetivo de maneira eficaz.

A comunicação interna constrói uma relação de lealdade com os colaboradores da empresa, compartilhando os objetivos sociais e empresariais da organização. Em longo prazo, ela fortalece a sua imagem e valor de mercado. As empresas tendem a passar com muito mais facilidade pelos momentos de crise se tiverem funcionários bem informados sobre os objetivos e valores do grupo em que atuam.

A área de comunicação de uma empresa não é só voltada para os seus funcionários; é muito importante que ela se relacione também com o público externo. Terceiros, fornecedores e o próprio consumidor devem receber informações estrategicamente trabalhadas pela área de comunicação. Assim, a imagem da organização será ainda mais forte e todos enxergarão a empresa da mesma maneira.

Nos últimos anos, algumas agências estão se especializando em comunicação coorporativa, auxiliando as empresas a tornarem suas ações mais atrativas para melhor seduzir seu público-alvo. Essas agências costumam ter estruturas mais enxutas, conseguindo assim atender o cliente com mais agilidade e melhores preços, viabilizando as ações definidas pelas áreas de comunicação.

Hoje, a globalização muda freqüentemente a realidade em que vivemos, principalmente na área da comunicação, exigindo cada vez mais competências e habilidades do profissional que se dispõe a trabalhar nesse mercado extremamente competitivo e dinâmico.

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