O vendedor dez em um

O vendedor que qualquer pessoa deseja encontrar precisa apresentar características necessárias e/ou inerentes ao próprio relacionamento humano, porém mais exigidas no ambiente de vendas. O vendedor que qualquer pessoa deseja encontrar precisa apresentar características necessárias e/ou inerentes ao próprio relacionamento humano, porém mais exigidas no ambiente de vendas. A existência de uma dessas características pode significar o fechamento de importantes negócios, bem como a sua falta pode frustrar as vendas. Uma pessoa que atenda a todos esses requisitos está preparada para assumir um posto de vendedor.

O vendedor deve estar qualificado para o seu trabalho, assimilando cursos e treinamentos, a fim de garantir a competência. Boas maneiras e nada de intimidade com o cliente mostram sua educação. Ao envolver com o olhar atencioso, o sorriso sincero, palavras aveludadas e gestos polidos, ele cativa o cliente através da simpatia. Ao mesmo tempo em que, concentrando-se no cliente, olhando nos olhos, prestando atenção no que o cliente diz e assimilando o que ele quer, o vendedor pratica a atenção. Mostrando, na prática, que não está para julgar nem criticar qualquer cliente, ele pratica o respeito.

A sensibilidade é outra característica pela qual o vendedor pode detectar todo o potencial da venda, mas também precisa perceber se o cliente precisa de alguma ajuda pessoal. A cortesia, por sua vez, cria um estímulo para a compra. Costumo aconselhar aos vendedores que procurem saber tudo sobre os produtos que vendem, enxergando-os como algo que vai fazer parte da vida de alguém, e não um amontoado de coisas dentro de uma caixa. Assim, eles terão todas as informações que o cliente precisar.

Sabemos que o maior desejo das pessoas quando vão às compras é o atendimento imediato. A presteza pode estar à mostra ou subentendida, na medida em que o cliente percebe que tem os vendedores à sua disposição e que poderá contar com eles tão logo precise ou deseje. Por fim, como nem tudo são flores, surgem clientes arrogantes, irritados e mal-educados. O vendedor não confronta essas pessoas. Não extrapolando os limites da honra, a tarefa é buscar competência e equilíbrio para efetuar as vendas, apesar da postura do cliente.

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