O Vendedor

Homem que levanta cedo, beija a esposa e os filhos, abençoa-os e a partir deste momento, abre sua gloriosa pasta, cheia de superstições, verifica o trabalho do dia e seus planejamentos, tentando de alguma forma buscar uma saída para atingir os seus objetivos. O vendedor, homem comum que vive em função do próprio esforço. Como poderíamos definir este profissional ?

Homem que levanta cedo, beija a esposa e os filhos, abençoa-os e a partir deste momento, abre sua gloriosa pasta, cheia de superstições, verifica o trabalho do dia e seus planejamentos, tentando de alguma forma buscar uma saída para atingir os seus objetivos. Começa aí sua jornada de suor e apreensão, entra em seu carro coloca sua mala de roupas escolhidas com carinho por sua amada, e sai altivamente, rumo ao destino certo de sua cota.

À medida que a distância aumenta, a saudade aperta e a preocupação perturba, ao ponto do suportável e então o telefonema para casa, para dizer que os ama e que chegou bem e também para o chefe que impaciente cobra os resultados.

Visita os clientes com esmero e simpatia mostrando sempre a imagem da empresa que representa, incansavelmente visita outro e mais outro e mais aquele que é problemático, mas ainda não perde a linha.

Ao cair da tarde, cansado, ainda encontra forças para fazer seus relatórios, tomar sua cervejinha, jantar, e ir para o hotel, que se transformou em lar provisório, aconchegante porém sem calor humano, para se renovar para mais um dia de trabalho.

E assim sucessivamente passam os dias, até que retorna para seu lar no final de semana, este passa e ele volta para sua rotina desenfreada e sem fim com a triste sensação de não ter dado à sua família a atenção que ela merecia, porém com a consciência tranqüila por ter feito o melhor que podia pelo seu trabalho.

Como poderíamos achar palavras para definir ou mesmo elogiar este profissional. O que poderíamos falar daquele que com dedicação gera proventos para seu patrão, pensando só e unicamente no sustento de sua família, sem questionar sua cota. Como achar adjetivos para um ser que se submete com altivez às mais diferentes contrariedades, dificuldades e fatos engraçados, mau humor, pressão e saudade transformando tudo em motivação. Ora este é o vendedor, tarefa tão difícil que não tem em nenhuma universidade.

A emoção toma mais ainda seu coração quando seu próprio filho, diante de todos diz: meu pai é melhor vendedor do mundo!

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima