Objetividade em marketing

Marketing eficiente é objetivo. Faça as coisas com objetividade e aumente suas vendas Hoje, todos nós sabemos que para qualquer organização, o lucro está na satisfação do consumidor. Por isso, estão com seus dias contados os que ainda acreditam que o ferramental e as técnicas de marketing podem ser utilizados para ?empurrar? produtos e serviços ao mercado.

A boa prática do marketing recomenda que o planejamento deve contemplar e promover a melhoria contínua dos processos, atentando-se para a função social de atendimento aos desejos, ao bem-estar e às necessidades das pessoas. Tem de ser um organismo de promoção da satisfação e da qualidade de vida, fazendo com que a oferta seja bem estruturada para ser oferecida em nível de indivíduo e de sociedade.

É necessário entender que o marketing justaposto nas organizações não será apenas um estimulador ou direcionador de demanda. Estimular e direcionar podem até ser atitudes fáceis e muitos conseguirão agir dessa forma. Mas por quanto tempo?

Empresários, executivos e gestores conscientes sabem que já não é tão fácil para suas organizações atender necessidades com o padrão de eficiência exigido pelo mercado. A concorrência se torna cada vez mais acirrada, a tecnologia impacta substancialmente no encarecimento de muitos serviços ? a área de saúde é um exemplo. Sabem também que é preciso informar ao consumidor onde se está, quais são e como são seus produtos e/ou serviços, com que níveis de qualidade são aplicadas, etc.

Esses profissionais entendem que se não agirem de forma criativa, preventiva, corretiva, adaptativa e competitiva, a conseqüência virá através de sérias dificuldades financeiras que poderão levar as organizações que dirigem à extinção.

Sabe-se também que no planejamento, para se servir de estratégias e de ações pertinentes de marketing, as empresas que buscam respostas comportamentais de curto, médio e longo prazo de determinado mercado devem analisar e considerar a interpretação das pessoas, pois é a partir dela que todo o processo de concepção de imagem a respeito de seus serviços é constituído e definido.

Para qualquer instituição, o processo de planejamento de marketing deve desempenhar o papel de integrador, tanto internamente ao compendiar os recursos tecnológicos e as necessidades do mercado, quanto externamente trazendo o consumidor para dentro da organização como participante do processo de alargamento e ajustamento de serviços. Isto é básico em marketing: a participação do consumidor no partilhar de conhecimentos.

Infelizmente, por não se atentarem, não saberem ou não entenderem como as pessoas percebem as idéias, produtos e serviços, é que milhões de reais são gastos diariamente por várias organizações (de todos os portes e segmentos) com custos e despesas desnecessárias, incursões despropositadas e ações promocionais sem fundamento e/ou mal implementadas.

Assim como em publicidade e propagandas mal feitas tanto na forma quanto na utilização e em palestras, treinamentos e congressos ministrados por pseudoprofissionais que convencem pela eloqüência das suas palavras e/ou frases de efeito decoradas ? treinamentos que deveriam ter cunho técnico, mas que terminam em ?oba-oba?, sem acrescentar absolutamente nada.

Parafraseando o que disse um autor desconhecido, muitas dessas instituições não sabem o que estão fazendo, outras nem sabem o que ou por que fazem e ainda algumas fazem porque outras fazem.

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