Oh, dúvidas cruéis

Aprenda a escolher entre o certo e o errado Sempre que se tomam decisões, constantemente, optar por uma coisa ou outra implica em pensar no que é certo ou errado. Muitas vezes, escolher é um verdadeiro dilema.

E como agir nessas situações? Rushworth M. Kidder, autor de Como Escolher na Vida Entre o Certo e o Certo, da editora Gente, sugere que nessas horas as pessoas se inspirem em três princípios baseados nas tradições da filosofia moral. ?Dentre as inúmeras teorias propostas para a tomada de decisão ética, estas representam as mais úteis para nos ajudar a pensar nas questões certo x errado. Cada uma nos oferece um modo para testar os dois lados de um dilema?. Conheça um pouco de cada:

Pensamento baseado em fins ? Chamado pelos filósofos de utilitarismo, esse princípio é mais conhecido pela máxima: ?Faça aquilo que produza o maior bem para o maior número de pessoas?. Isso exige de você um tipo de análise de custo?benefício que determine quem será ferido e quem será ajudado e que também meça a intensidade dessa ajuda.

Pensamento baseado em regras ? Esse princípio é mais conhecido por aquilo que Kant insistia em chamar de o ?imperativo categórico?. Significa: ?Siga apenas o princípio que você deseja que todos os outros sigam?. Em outras palavras, aja de tal modo que as suas ações possam se transformar em padrão universal a que os outros devam obedecer.

Pensamento baseado em cuidados ? Colocando o amor pelos outros em primeiro lugar, esse terceiro princípio entra em jogo com a regra: ?Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você?. Ele demonstra uma característica que os filósofos chamam de reversibilidade, ou seja, pede que você teste sua decisão, colocando-se no lugar de outra pessoa e imaginando como se sentiria se fosse alvo, e não a fonte de suas ações.

Evite os erros Como saber qual desses princípios aplicar? Não há uma fórmula, pois o objetivo das três opções não é oferecer uma resposta inequívoca. A intenção é proporcionar lentes diferentes através das quais se pode avaliar e solucionar dilemas, evitando grandes erros ao tomar decisões. Por falar em errar, acesse o site: www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e confira o que o autor do livro tem a dizer sobre a três maneiras de estar errado.

Para saber mais:

Livro: Como Escolher na Vida Entre o Certo e o Certo
Autor: Rushworth M. Kidder
Editora: Gente

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima