Olhando no terreiro do vizinho

Não perca tempo falando mal da concorrência. Respeite o trabalho alheio e use as informações do outro para tentar se superar. É preciso se alimentar pelas pesquisas, é preciso conhecer o mercado e mais, conhecer os agentes que nele atuam. Sempre foi assim, o princípio de fazer algo qualificado depende de um sistema capacitado que ?recicladamente? gere informações de como e para quem destinamos nosso trabalho.

Quando se implanta adequadamente um sistema de negócios gera-se na outra ponta o que chamamos de competência de resultados, que em simples palavras, criam possibilidades de atingir públicos, com grau de diferenciação de retorno, pela própria satisfação criada.

Falamos em pesquisa, porque é algo fundamental e necessário a qualquer negócio. Costumeiramente empresas que participam do mesmo mercado procuram buscar dos clientes, dos concorrentes, as informações referentes a sua insatisfação, para compor algo que justifique a sua transferência. Tudo isso é normal, é parte da necessidade de buscarmos as melhores alternativas para dar foco ao que pretendemos.

Se aceita tudo da concorrência, mas é um absurdo verificarmos quantos profissionais e empresas, medíocres por natureza, ficam perdendo tempo falando dos concorrentes, questionando-os dentro de uma visão pessoal e, às vezes, até por insatisfação dos próprios resultados, sobre sua forma e modelo de oferecimento dos serviços.

Sejam como consultores, palestrantes, dentistas, advogados, empresários ou qualquer outra atividade, todos têm o direito de crescer e se estabelecer no mercado. Cada um da sua forma deve procurar oferecer o melhor, com vínculos exclusivos ao interesse do público, para justificar o sucesso.

Quem faz o futebol: os jogadores, os técnicos, os dirigentes ou o público que financia a continuidade? A questão é simples: tem de alimentar a condição ideal para continuar sendo financiado. Tanto faz dizer que o Palmeiras é melhor ou pior do que o Flamengo. O que vale é saber que os dois devem oferecer satisfação para que seu público e novas adesões aconteçam.

Não fique questionando o trabalho dos outros, faça o seu. Estou cansado de ler artigos, reportagens e participar de conversas aonde o assunto sempre é o outro, quase nunca você. Use as informações do outro para tentar se superar. Pare de falar mal deste ou daquele, não seja ridículo ou invejoso. Respeite o trabalho dos concorrentes, eles dão duro, igualmente a você. Olhe para o seu próprio umbigo e veja através do espelho onde estão as deficiências, pois tenho certeza de que, quando as coisas começarem a aparecer, não haverá mais tempo para criticar ninguém.

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