O que é o sistema OMC de trabalho?
O vendedor pit bull é uma empresa com várias unidades de negócios, e uma delas é uma área de talentos na qual recrutamos, selecionamos e contratamos profissionais de vendas: vendedores, supervisores, gerentes e diretores de vendas.
Atualmente, estamos com mais de 23 vagas abertas em todo o Brasil para atender nossos clientes, todos de médio porte para cima, alguns de origem multinacional. E aí você deve estar pensando que isso é muito fácil, porque existe bastante gente disponível no mercado. Certo e errado!
Há pessoas disponíveis sim, mas é muito difícil encontrar profissionais com preparo e conhecimento suficientes para conversar sobre gestão em vendas. Estou convencido de que vendas é um mix obrigatório de experiência e muito estudo – um não se completa sem o outro. Se você só tiver a experiência, vai acabar sendo um estilo “vendedorzão” e, caso tenha só o estudo, vai virar um burocrata de vendas.
A verdade é que a tal da transpiração e inspiração valem, e muito, nesse caso. Um médico tem a faculdade e o hospital para se desenvolver. Nós temos os livros e as ruas. E ainda existem muitas pessoas que acreditam que vender é um evento, e não um processo. É muito comum você perguntar para um profissional de excelente currículo o que ele faria para aumentar as vendas de sua organização e ele responder: “Visitar mais e mais clientes”.
Mais comum ainda é você perguntar para um profissional com formação no exterior, que fala mais de dois idiomas fluentemente, como ele formataria a meta de vendas do mês e ele responder: “Sempre adicionando um porcentual a mais sobre o mês anterior”, e ainda reafirmar: “Afinal de contas, a empresa tem de crescer”.
As oportunidades existem, mas elas estão reservadas para os preparados. Nesta semana, durante um processo de seleção para diretor-comercial, perguntei a um candidato com um belo currículo qual era a maior preocupação dele no comando comercial de uma empresa, e ele me respondeu: “O resultado”.
A resposta está errada? Taticamente não, estrategicamente sim. Pois o foco não é o resultado, e sim o processo de vendas que o conduzirá ao resultado. O gestor deve focar o processo e as pessoas.
Há muitos anos, criei o OMC, lembra? OMC é Orientar, Motivar e Cobrar. O aprendizado é uma constante para o profissional de vendas, assim sendo, também é preciso estar alinhado às práticas do OMC. Uma dica: comece a ser seu próprio gerente, comprometa-se com a meta e cobre-se diariamente. Além disso, administre melhor seus planos diários, você vai ver como será mais fácil chegar ao resultado.
Acompanhe algumas dicas do Pit Bull:
- Estude o significado e a abrangência da sigla OMC – A qualquer momento, suas negociações podem se tornar de grande porte.
- Explore ao máximo o seu gerente OMC – Ele pode ensiná-lo muitas técnicas para futuras negociações.
- Tenha em mente que orientar é direcionar para a melhor opção – Busque aprender e ensinar visando sempre o resultado positivo.
- Saiba que a motivação vem de dentro e deve estar presente o tempo todo – Encontre maneiras de se automotivar, não espere que alguém faça isso por você.
- Entenda os motivos que você tem para agir – Busque os objetivos e metas traçadas pessoal e profissionalmente.
- Saiba que a cobrança é necessária para ajudá-lo a atingir suas metas – Não encare a cobrança como algo negativo.
- Liste estratégias para lidar com as pressões – Tenha inteligência emocional.
- Seja o seu próprio gerente OMC – Saber autogerenciar-se traz resultados mais rapidamente.