OMC neles!

O que é o sistema OMC de trabalho?

O vendedor pit bull é uma empresa com várias unidades de negócios, e uma delas é uma área de talentos na qual recrutamos, selecionamos e contratamos profissionais de vendas: vendedores, supervisores, gerentes e diretores de vendas.

 

Atualmente, estamos com mais de 23 vagas abertas em todo o Brasil para atender nossos clientes, todos de médio porte para cima, alguns de origem multinacional. E aí você deve estar pensando que isso é muito fácil, porque existe bastante gente disponível no mercado. Certo e errado!

 

Há pessoas disponíveis sim, mas é muito difícil encontrar profissionais com preparo e conhecimento suficientes para conversar sobre gestão em vendas. Estou convencido de que vendas é um mix obrigatório de experiência e muito estudo – um não se completa sem o outro. Se você só tiver a experiência, vai acabar sendo um estilo “vendedorzão” e, caso tenha só o estudo, vai virar um burocrata de vendas.

 

A verdade é que a tal da transpiração e inspiração valem, e muito, nesse caso. Um médico tem a faculdade e o hospital para se desenvolver. Nós temos os livros e as ruas. E ainda existem muitas pessoas que acreditam que vender é um evento, e não um processo. É muito comum você perguntar para um profissional de excelente currículo o que ele faria para aumentar as vendas de sua organização e ele responder: “Visitar mais e mais clientes”.

 

Mais comum ainda é você perguntar para um profissional com formação no exterior, que fala mais de dois idiomas fluentemente, como ele formataria a meta de vendas do mês e ele responder: “Sempre adicionando um porcentual a mais sobre o mês anterior”, e ainda reafirmar: “Afinal de contas, a empresa tem de crescer”.

 

As oportunidades existem, mas elas estão reservadas para os preparados. Nesta semana, durante um processo de seleção para diretor-comercial, perguntei a um candidato com um belo currículo qual era a maior preocupação dele no comando comercial de uma empresa, e ele me respondeu: “O resultado”.

 

A resposta está errada? Taticamente não, estrategicamente sim. Pois o foco não é o resultado, e sim o processo de vendas que o conduzirá ao resultado. O gestor deve focar o processo e as pessoas.

 

Há muitos anos, criei o OMC, lembra? OMC é Orientar, Motivar e Cobrar. O aprendizado é uma constante para o profissional de vendas, assim sendo, também é preciso estar alinhado às práticas do OMC. Uma dica: comece a ser seu próprio gerente, comprometa-se com a meta e cobre-se diariamente. Além disso, administre melhor seus planos diários, você vai ver como será mais fácil chegar ao resultado.

 

Acompanhe algumas dicas do Pit Bull:

 

  • Estude o significado e a abrangência da sigla OMC – A qualquer momento, suas negociações podem se tornar de grande porte.
  • Explore ao máximo o seu gerente OMC – Ele pode ensiná-lo muitas técnicas para futuras negociações.
  • Tenha em mente que orientar é direcionar para a melhor opção – Busque aprender e ensinar visando sempre o resultado positivo.
  • Saiba que a motivação vem de dentro e deve estar presente o tempo todo – Encontre maneiras de se automotivar, não espere que alguém faça isso por você.
  • Entenda os motivos que você tem para agir – Busque os objetivos e metas traçadas pessoal e profissionalmente.
  • Saiba que a cobrança é necessária para ajudá-lo a atingir suas metas – Não encare a cobrança como algo negativo.
  • Liste estratégias para lidar com as pressões – Tenha inteligência emocional.
  • Seja o seu próprio gerente OMC – Saber autogerenciar-se traz resultados mais rapidamente.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima