Onze iniciativas para se alcançar o sucesso

Considero a automotivação como ponto básico de qualquer ser humano para o equilíbrio em qualquer seguimento da vida. A automotivação significa estabelecer pontos prioritários na vida pessoal e profissional. E quais são essas prioridades? Quando trabalhava na Metalonita, empresa fabricante de colchões no estado do Ceará e com várias filiais pelo Brasil, vi um conceito muito interessante sobre sucesso: “Equilíbrio”. Aliado a esse conceito um amigo de Teresina no Piauí, Sandro Aguiar das lojas Casas Aguiar, disse-me que leu em uma das obras de Lair Ribeiro que sucesso era o encontro da capacidade com a oportunidade. Todavia, esses sábios conceitos que são colocados em prática podem levar o homem a ser uma excelente pessoa como profissional.

Portanto, algumas necessidades básicas movem o homem para o bem-estar: sexo, boa alimentação, religião, trabalho, família, e principalmente uma boa automotivação. É justamente na automotivação que iremos trabalhar um pouco daqui para frente. Considero-a como ponto básico de qualquer ser humano para o equilíbrio em qualquer segmento da vida. A automotivação significa estabelecer pontos prioritários na vida pessoal e profissional. E quais são essas prioridades?.

a) Ter objetivos e colocá-los em prática – Não adianta apenas tê-los no papel; portanto você deverá lutar por eles, definir datas não só para começar, mas principalmente para terminar..

b) Ter fé – Acreditar em algo mais forte do que o ser humano. Independente da crença ou religião, é na fé que encontramos forças para nos confortar em momentos de insucessos. Agradecer sempre pelos momentos bons e pelos ensinamentos através dos erros;.

c) Cuidar da saúde – Porque estar bem fisicamente, é o mínimo que se deve esperar de você mesmo. Procurar um especialista para exames médicos com regularidade. Cuidar da aparência, pois há pessoa que perde grandes oportunidades na vida por questões simples, por exemplo: perder a pessoa amada por mau hálito. Procurar sempre andar com pasta e fio dental além da escova. Praticar esportes, participar de atividades no colégio que os filhos estudam e, na grande maioria das vezes, ver o lado bom das pessoas; .

d) Procurar fazer o que gosta – Para que você possa estar sempre bem com você mesmo, uma regra que considero básica, é fazer o que gosta, sentir prazer do trabalho que desenvolve e principalmente se orgulhar de sua atividade profissional; .

e) Estar organizado financeiramente – Procurar gastar menos do que ganha, poupar; ou investir uma parte de seu salário em algo útil (lutar por um carro novo, melhor colégio para os filhos, cursos para você, etc.). No entanto, há pessoas que já estão devendo mais do que têm a receber quando chega o final do mês. .

f) Tenha sempre como prática o agradecimento – Hipoteticamente, quando pedir uma caneta para escrever algo, nem que seja por um instante, peça por favor e agradeça sempre; .

g) Aprenda a pedir desculpas – Reconheça suas fraquezas, suas limitações, peça desculpas, aprenda com seus erros. Aproximadamente, em 1984 quando trabalhava na Finobrasa, o gerente de recursos humanos, Sr. Antônio Nunes de Menezes disse certa vez que o primeiro passo para corrigir um erro é reconhecer que errou; .

h) Estar comprometido não com o emprego e sim com o trabalho – Esse compromisso significa: apagar a luz quando sair da sala, apanhar um clipe quando cair no chão, ter cuidado com a manutenção do carro da empresa, por exemplo: quando fechar a parta não fechá-la como se tivesse tentando mostrar o quanto tem força nos braços; apesar do flagrantes serem absurdos, pois já vi portas de veículos de empresas serem fechadas com os pés; .

i) Quanto as iniciativas – Evite decisões de súbito, com a cabeça quente; pois o equilíbrio emocional e profissional é superimportante principalmente quando da iminência de uma decisão em que o assunto seja de extrema delicadeza. .

j) Oferecer oportunidades às pessoas – Ajude o seu semelhante, seja honesto com você mesmo quando for passar alguma informações, porém se empenhe em ensinar tudo que sabe. Entretanto, é ajudando que se é ajudado, é dando que se recebe. Agora, a sabedoria está em fazer sem esperar que venha algo em troca, faça apenas pelo simples ato de servir; .

l) A família – Esse é o ponto que considero mais importante na vida do ser humano. Algumas atitudes simples podem fazer uma grande diferença para o seu bem-estar com a família. Por exemplo: quando foi a última vez que enviou flores para sua esposa? A um mês? No último aniversário? Há seis meses ou mais? E levá-la a um motel, quando foi a última vez, só quando namoravam? Pois fique sabendo que o casamento precisa ser regado com atitudes leves: restaurantes, músicas, flores, sorrisos e sexo; dizer ao companheiro o quanto ele ou ela é importante para você, o quanto precisa um do outro, observar o tamanho de sua importância para almejarem a felicidade, etc, etc e etc… .

Então, podemos dizer que sucesso significa “você”. Sim, você transformando suas atividades pessoais e profissionais em um conjunto de ações e que todas tenham como base o equilíbrio: físico, espiritual, familiar, profissional, financeiro, e acima de tudo a automotivação. Acredite, você é uma força chamada SUCESSO.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima