Opinião

Em dezembro, lancei um desafio e uma pergunta o que você ou sua empresa está fazendo para se preparar caso a economia desacelere?. Recebi apenas duas respostas. Também recebi, várias vezes, a foto de um outdoor, em alguma cidade do interior brasileiro, dizendo que a crise é fictícia, criada pela mídia, que vai embora se você desligar a televisão, etc.

Veja bem: ninguém está falando de crise no Brasil, ela está acontecendo lá fora, é real. Em 2008, 2 milhões de pessoas perderam o emprego só nos EUA. A taxa de juros, atualmente em 1% ao ano, provavelmente baixe para 0,5% na terça, quando se reúnem Bernanke & Cia. Só alguém sem muita visão para achar que está tudo normal com juros de 0,5% ao ano nos EUA e investidores recebendo rendimentos negativos em títulos do Tesouro Federal Norte-americano. Ou acreditar que um esfriamento geral da economia mundial não vai afetar o Brasil.

A questão toda é de tempo. É impressionante como a maioria das pessoas tem grandes dificuldades de antecipar e planejar, mesmo as coisas mais básicas. Xadrez deveria ser obrigatório em todas as escolas. Em uma das últimas edições da Exame, tem uma foto de crianças asiáticas jogando GO nas escolas. Aqui, nem sabem o que é.

Achar que não vai acontecer nada no Brasil, é ignorância, pura e simples. Não tem nada a ver com pessimismo, é a realidade. Assim como 2 mais 2 são 4, independentemente de você ser otimista ou pessimista. Por mais que ?torça?, vai continuar dando 4. E também não adianta ficar brigando com o resultado.

Aqui no Brasil, provavelmente não tenha crise ou recessão, mas, claramente, vai ter desaceleração. Pode ser uma oportunidade para quem estiver preparado, como também pode ser uma tremenda dor de cabeça para aquele que for pego no contrapé. Nessas horas, é melhor prevenir do que remediar.

Então, quero relançar e reforçar o desafio: o que você ou sua empresa está fazendo para se preparar? Desligando a televisão e enfiando a cabeça na terra? Fazendo de conta que não está acontecendo nada? Ou vai fazer algo de prático, útil e eficaz? A questão é simples: se acontecer, você estará preparado? Envie suas respostas para [email protected]. O autor da melhor resposta ganhará um TendênciasBrasil 2009.

Aguardo comentários!

Boa $emana,

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima