Oportunidade de mudança

A GGD Metals, distribuidora de aços e metais sob medida para diversos setores da indústria e líder na área de aços especiais no Brasil, criou em Janeiro o PAC de Vendas ? Plano de Aceleração do Crescimento em Vendas.

A GGD Metals, distribuidora de aços e metais sob medida para diversos setores da indústria e líder na área de aços especiais no Brasil, criou em Janeiro o PAC de Vendas – Plano de Aceleração do Crescimento em Vendas. A ideia gerou resultados bastante positivos e já se tornou uma nova política.

Como funcionou?

A empresa levantou todo o inventário do estoque de mais de 18 mil toneladas de aço, e os detalhes da rotina de giro de todos os materiais. Os produtos com maior quantidade tinham suas margens reduzidas ou até zeradas, até se esgotarem. Com a saída do material, abria-se espaço para novas mercadorias.

Os vendedores passaram a trabalhar com um percentual menor, ganhando menos por pedido, porém aumentando o volume das vendas. A empresa percebeu excelentes resultados pois aumentar o giro do estoque repercutiu diretamente em outras questões como aumento da eficiência, maior utilização do espaço físico do parque – muitas vezes superutilizado por materiais de baixo giro.

A conclusão é que funciona. Com resultados de crescimento de até 34% nas vendas no último trimestre – em comparação com o mesmo período em 2012 – a GGD Metals ampliou o PAC que agora se transformou em política da empresa para toda a linha em estoque.

Em uma rápida entrevista o Diretor-geral da GGD Metals, André Dias, falou dos desafios, motivações e lições do projeto.

Quais as lições do PAC?

Momentos de estagnação do mercado nacional e internacional, mesmo que afetem diretamente o seu negócio, têm que ser vistos como oportunidades de mudanças. O objetivo é continuar crescendo sem mexer em cortes internos. Não queríamos reduzir em tamanho, em estrutura nem em pessoal. Diante desses desafios percebemos que havia gargalos na empresa que podíamos solucionar engajando os departamentos e pessoal já existente em busca de uma solução.

Quais os maiores desafios enfrentados pela empresa durante o desenvolvimento e aplicação do PAC? O que foi feito para superar os desafios?

Os desafios foram: engajar equipe de vendas com margens menores; reestruturar o parque industrial e estoque de acordo com o novo mapeamento de saídas e entradas de material; e os mesmos desafios já enfrentados por todas as empresas do setor: mercado estagnado, crise global.

Como a empresa motivou e engajou a equipe de vendas?

Nossa equipe de vendas percebeu que apesar de margens menores, venderíamos mais. Depois do sucesso do primeiro mês, perceberam que seria uma ótima oportunidade de vender mais e melhor. Todos correram muito atrás. Estão de parabéns.

4 dicas práticas que o PAC trouxe para a empresa e que pode ajudar outras empresas.

  1. Sempre reveja seus processos internos. Em algum lugar, há sempre como melhorar;
  2. Tenha equipes engajadas, unidas, que compreendam a situação do mercado;
  3. Investir mais tempo e mais recursos em reestruturação pode valer a pena lá na frente.
  4. Cortar custos não é cortar investimentos;

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