A última palavra em publicidade efetiva na Internet chama-se Opt-in e-mail. É uma forma de Marketing de Permissão, onde é realizada uma comunicação de um para um via Internet com a devida autorização do destinatário, portanto não sendo considerado Spam, que é o e-mail não autorizado. Para saber mais sobre Spam, acesse o site Antispam
O Opt-in e-mail é muito mais eficiente que banner, que por sinal está com sua eficiência questionada, principalmente no Brasil. De qualquer forma, um não irá acabar com a outro, e sim se complementarão. Mas o que é exatamente o Opt-in e-mail e como ele funciona?
O E-mail opcional ou Opt-in e-mail é aquele onde o usuário autoriza o envio de e-mails para sua caixa postal. Esse e-mail pode ser enviado de várias formas: como um newsletter, como uma carta, como um arquivo de áudio, etc. A única obrigação é que o internauta precisa ter aceito receber o que você está enviando para ele. Isso pode ser feito após o preenchimento de um formulário no site, de uma pesquisa, concurso, sorteio, etc. O mais importante é definir bem o perfil do internauta e utilizar de forma correta seus dados. Você pode falar diretamente com quem se interessa por determinado produto, serviço ou assunto, sem errar no alvo. Tudo isso vai depender da quantidade e qualidade dos dados capturados.
Quem está realizando com pioneirismo essa forma de publicidade no Brasil é a EMD através do site http://www.emaildireto.com.br.
Por que utilizar esse tipo de publicidade?
A razão mais forte dos marketeiros usarem o banner é a possibilidade de atrair acessos até seu web site. O Opt-in e-mail permite atrair, além de acessos, audiência específica para o produto ou serviço que ser quer comercializar. Ou seja, você atinge em cheio tráfego qualificado. Em outras palavras: a possibilidade de vendas aumenta. Outro fator importante é a eficiência desta forma de publicidade. Enquanto nos banners a eficiência é em média 0,5%, no Opt-in e-mail fica entre 15% e 20%.
Dicas para usar Opt-in e-mail | |
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Conheça o público que você quer atingir |
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Determine quem pode se beneficiar mais com o produto ou serviço que você oferece. |
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Tenha certeza que seu e-mail está trazendo algum benefício. |
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Envolva-se na criação da sua mensagem, já que é você quem conhece melhor o seu produto/serviço. |
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Planeje bem o retorno do seu investimento. |
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Um e-mail pode conter informações mais detalhadas de qualquer produto ou serviço. Saiba explorar bem esta capacidade. |
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As pessoas lêem os seus e-mails. O que nem sempre acontece com os banners. Mas não abuse enviando vários e-mails ou e-mails longos. |
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Um e-mail não deve ser usado isoladamente como ferramenta de marketing. Não esqueça da publicidade em mídia tradicional e da Assessoria de Imprensa. |
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Tenha certeza que o que você está fazendo é Opt-in e-mail. Não faça Spam. |
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Utilize ferramentas apropriadas para realizar captura dos dados, filtros dos mesmos e envio dos e-mails. Não faça através de seu programa de correio eletrônico, principalmente com a relação de todos os participantes de sua lista. |