Como redirecionar sua mente para a inovação Como redirecionar sua mente para a inovação
Você quer ser mais criativo, mas precisa de apoio? Falta uma escada para o seu talento? Criei um jogo a que dei o nome de os 30 Ps do Marketing. Ele serve, entre outras coisas, para ressuscitar os recursos mortos, dar novas direções ao pensamento ousado e ver tudo por ângulos exageradamente novos, antes de o tradicional gerente de marketing gritar pelos corredores que o atrevimento criador deve ser sempre escravo da pesquisa convencional. Ora, quer mesmo reinventar seu trabalho, produtos, serviços, métodos, sistemas, argumentos, etc.? Então, observe esta coluna da decisão e considere a coluna de criação como tendo os mesmos dados:
Coluna da decisão
1. Produto
2. Propaganda
3. Publicidade
4. Promoção
5. Prestação de serviços
6. Públicas relações
7. PolÃtica
8. Preço
9. Prazo
10. Pré-venda
11. Pós-venda
12. Planejamento
13. Previsão
14. Pessoas
15. Prospecção
16. Persuasão
17. Place (lugar, praça)
18. Potencial
19. Pesquisa
20. Programa
21. Produção
22. Público
23. Performance
24. Pontos-de-venda
25. Problemas
26. Psicologia
27. Posição
28. Provedores
29. Proposta
30. Outros fatores
Esse é um jogo de tempestade cerebral, para acordar recursos criativos e desenvolver, nos lÃderes e funcionários em geral, opções de entradas (input) e alternativas de saÃdas (output). Serve como desentupidor de bloqueios, relampejo de solução, flash de antevisão da memória fotográfica. Consiste em combinar os números da coluna 1 (decisão) com os da coluna 2 (criação) e descobrir relações, diferenças, semelhanças, contrastes, funcionalidades e aplicações, com o objetivo de apontar direções no processo de marketing ou de um outro desafio de seu departamento. Serve como aquecimento para ter a iluminação, quando se fala em processo da criatividade.
Como se faz isso? ? É simples: vamos pegar um número qualquer da coluna da decisão, por exemplo 20, e relacionar a outro qualquer da coluna da criação, por exemplo 13. O que resultou? Programa e previsão. Agora é só colocar os dois em um caldeirão mental e esquentá-lo com perguntas (método heurÃstico): qual é o programa da previsão? Qual é a previsão do programa? Pode existir previsão programada? Quanto custa programar sem prever ou prever sem programar? É possÃvel programar o imprevisÃvel? Controlar o incontrolável?
Vejamos outra relação: 1 (produto) e 1 (também produto): qual é o produto do produto? É apenas o lucro, a imagem, a marca? 3 (publicidade) e 8 (preço): qual é a publicidade do preço? Será que eu não estou perdendo vendas porque faço publicidade de meus produtos/serviços, mas não do meu preço (os valores e benefÃcios que estão contidos nele)? O preço da publicidade compensa? 8 (preço) e 25 (problemas): qual o preço dos problemas, por exemplo, do turnover em minha empresa? O preço do meu produto tem problemas? 6 (públicas relações) e 14 (pessoas): que públicas relações temos com a sociedade (por exemplo: cuidar da praça pública da cidade em nome de nossa marca)? 22 (público) e 9 (prazo): que tipo de público mais se amarra no prazo? Eu tenho prazo para atingir meu público? Prazo perde público? Quais? 7 (polÃtica) e 21 (produção): que polÃtica minha empresa planeja, organiza e controla, e minha produção? Tenho normas e diretrizes corretas que formarão a produção da minha polÃtica?
Às vezes, para gerar várias idéias, você combina três ou mais números para ver se vai explodir em seu cérebro algum rasgo de criatividade dirigida. Pr exemplo: 20, 12, 09: programa, planejamento, prazo. Qual é o programa do planejamento do prazo? Quais são os bloqueadores ou desvios de rotas que podem acontecer se eu programar um produto sem planejamento de prazo? E assim por diante.
Brainstorming ? Todas as idéias devem ser anotadas, sem julgamento, e só depois analisadas, segundo o antigo ? mas ainda atual ? método do brainstorming. Usemos esse jogo para excitar nosso hemisfério direito e ter certeza de que nosso cérebro pode estar como um vulcão: inativo, mas nunca extinto. Não criei novidade alguma, pois toda criatividade se baseia nesse jogo. Picasso também tinha essas duas colunas em seu computador mental. Em uma coluna estava a palavra guidom; e na outra, a palavra selim. Ele juntou as duas e formou uma cabeça de touro. Tenho certeza de que você lembrou de dezenas de outros exemplos na história. O contrário de criatividade é trivialidade, e creio que você não quer passar pela vida como uma pessoa convencional, que faz sempre da mesma maneira e espera algo diferente.
E se não der certo com você? Bem, talvez você tenha de usar o 31° ?p? que é o desastrado: ?Puxa vida! Por que não funciona comigo? Puxa vida, por que meus resultados são esses? Puxa vida, por que meus clientes compram do concorrente? Puxa vida, por que o mercado está tão ruim comigo? Puxa vida, por que meus métodos funcionavam no passado e não dão mais certo hoje?? Esse ?p? até que não é ruim, faz você desabafar e aliviar tensões. Mas não contribui em nada para você reinventar seu futuro, ressignificar seu trabalho e voltar a ganhar dinheiro.