Os 4 Cs do desenvolvimento pessoal

Conheça os 4 Cs do desenvolvimento pessoal, encontre motivação para enfrentar seus desafios e cresça profissionalmente! Todos temos o desafio de crescer, amadurecer, realizar o máximo com o potencial que possuímos e agregar valor ao mundo com nossa existência. Por mais que saibamos das nossas limitações, todos aspiramos vencer, porém ninguém nasce campeão, é preciso se desenvolver.

Na área de desenvolvimento organizacional, em uma economia que demanda cada vez mais e melhor, muito se tem investido na busca pelo alto desempenho. Multiplicam-se as soluções tecnológicas e as técnicas administrativas. Contudo, cresce a consciência da necessidade de valorizar o capital humano. Afinal, o desenvolvimento coerente de qualquer empreendimento deve ser alavancado sobre o das próprias pessoas que dele participam.

Assim, devemos de compreender as dimensões importantes a serem trabalhadas para o crescimento equilibrado. O alvo é utilizar todo o nosso potencial como pessoas e líderes, seja em família, na empresa ou na comunidade em que vivemos ? há vários modelos com ênfases diferentes.

Existem no mínimo quatro dimensões a que devemos nos atentar para conduzirmos a vida rumo à maximização do nosso valor. Para facilitar, todas começam com a letra C:

Conhecimento ? É a dimensão mais evidente. No entanto, precisamos entender que agregar fatos ou assimilar montanhas de informação não assegura desenvolvimento pessoal consistente. Entretanto, mais importante que o quanto aprendemos é porque aprendemos, e isso pressupõe sabedoria. Conhecimento autêntico leva à realização de valor.

Comportamento ? É a maneira como nos conduzimos e nos expressamos que pode e deve ser trabalhada com base no conhecimento adquirido de forma autêntica. Caso contrário, seremos simplesmente condicionados pelo meio ambiente e apenas nos tornaremos dependentes de estímulos externos.

Coração ? Seria a conceituação do centro do ser, onde residem nossas intenções e motivações mais profundas. Nesse sentido, passam pelo coração a emoção, a vontade e a consciência afetam todas as áreas da vida. E apesar da ênfase dada atualmente à liberdade de emoções, sabemos, pela abordagem da Inteligência Emocional, que a habilidade de lidar com emoções e conflitos próprios e dos outros tem influência determinante nos acertos da nossa existência. Sendo assim, é importante sondar nosso coração, analisar os fundamentos e convicções interiores, que sustentarão nossas posições exteriores. Sem esse exercício de sabedoria podemos errar o alvo.

Costumes ? Apontam para aquilo que fazemos habitualmente, uma disposição ou condição mental para fazer algo, sempre da mesma maneira. Eles podem ser adquiridos pela freqüência insistente com que realizamos determinado ato. Alguns são ruins, verdadeiros obstáculos ao nosso crescimento. Por isso, temos de fazer um inventário de nossos costumes, de preferência com a ajuda de alguém que nos observe de perto. Uma vez identificados os que podem nos levar a uma rota de colisão no piloto automático, temos de nos concentrar em removê-los, chegando às raízes para arrancá-las.

No centro do nosso modelo de desenvolvimento está o caráter. Podemos dizer que ele traduz o que existe, intrinsecamente, de bom ou de mau em uma pessoa. Essa é a sua marca. Quem é você quando ninguém está olhando reflete seu caráter, que funciona como um indicador geral da qualidade do que somos e fazemos além das aparências.

Atentando para ele não corremos o risco de fazer do desenvolvimento pessoal um fim em si mesmo. Sem caráter, o patrão explora o empregado e este rouba o patrão, os vendedores enganam os clientes, os alunos colam nas provas, a polícia faz vista grossa à corrupção, o cidadão burla as leis, o político trabalha em causa própria e a justiça é injusta. Enfim, é uma cadeia de baixa qualidade puxando a vida de todos para baixo. Somos mais afetados como nação pelo mau-caráter que pela falta de competência.

Bem-vindo à cabine de comando do seu desenvolvimento. Olhe para os quadrantes dos 4 Cs e veja o que chama mais atenção. Comece a pilotar o desenvolvimento da sua vida sem descuidar dos indicadores que monitoram suas condições nessa jornada. Embarque nesse grande desafio e aventura de expansão de todas as suas fronteiras.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima