Os 4 Cs para competir com criatividade e inovação na carreira

Conheça os quatro Cs que vão ajudá-lo a se tornar um profissional mais criativo e inovador Atualmente, a empregabilidade é a maior preocupação dos profissionais, colocando à prova a competência deles no que diz respeito à melhoria de processos internos e operacionais, produtos e serviços. Todas essas questões exigem do colaborador as competências mais avaliadas diariamente: criatividade e inovação.

Sempre que estou em treinamentos e palestras ouço a mesma coisa: ?Como faço para ser mais criativo e inovar? Preciso disso para ser mais competitivo?.

A demanda é tamanha que acabei escrevendo um livro sobre esse assunto, com o objetivo de fornecer orientações e exercícios de auto-análise para ativar a criatividade, favorecendo o pensar e agir criativamente, não eximindo a pessoa da responsabilidade de analisar a realidade, aplicando cuidadosamente os conteúdos em funções gerenciais, desenvolvendo equipes e criando mecanismos de desenvolvimento da organização.

Neste artigo, gostaria de falar sobre os 4 Cs que precisam de observação e ajustes constantes.

1. Criatividade e inovação pessoal

Hoje, para obter sucesso, é necessário conhecimento técnico, habilidade para solucionar problemas e lidar com a diversidade ? o que implica na utilização da capacidade criativa, sendo proativo e quebrando paradigmas. A destruição mental de tudo que já existe é condição primordial para iniciar o processo criativo.

Criar envolve um rompimento dos padrões pessoais e sociais. Muitas vezes, o criador acaba boicotando sua própria criação com medo de ser criticado e não reconhecido. Criar é um ato de coragem tanto no âmbito pessoal como no social.

Acredito que o primeiro passo é se perceber enquanto pessoa para reconhecer o que realmente gosta de fazer, o que faz bem, o que a alma aplaude e, acima de tudo, o que dá prazer. Esqueça o que está do lado, aqueles comportamentos padronizados ou o que as pessoas gostariam que você fizesse ou fosse. Observe suas principais qualidades e se aproprie delas.

Na empresa onde trabalha, tente romper o comportamento mecanicista apresentando idéias de novos produtos, serviços, melhoria do que você já faz e ambiente organizacional.

2. Comunicação assertiva

Como já dizia o Chacrinha: ?Quem não comunica se trumbica?. Pois é, muitas vezes deixamos de colocar em ação uma idéia ou desejo por medo de não ser aceito ou não saber ?vendê-la?.

O primeiro passo é vender para si próprio, por exemplo: você deseja mudar de carreira. Cabem as perguntas: já elencou todas as vantagens da mudança? Quais as vantagens e riscos? Você se convenceu de que é uma boa saída para sua situação atual, está amadurecido da decisão e convencido da mudança de emprego ou profissão?

Se sim, vá em frente. Se não, venda, acima de tudo, para você mesmo e depois para os indivíduos que estão ao seu redor. Faça networking e comunique sua decisão para alguns.

3. Cooperação e comprometimento

Caso você esteja querendo mudar de empresa, e isso poderá acarretar resultados tanto para você quanto para as pessoas do seu convívio, compartilhe a decisão, principalmente se ela, por exemplo, afetar diretamente seus familiares. É preciso buscar ajuda.

A mesma situação poderá ocorrer se você estiver apresentando uma idéia para seu superior. Uma idéia sem ação é pura ilusão e será preciso buscar parceiros para fazer acontecer. Cada pessoa tem uma inteligência particular e quando se junta a de outras o resultado é uma criação muito especial. Pense em alguém para ajudar você a criar algo realmente especial.

4. Coordenação

Não podemos pensar em liderar pessoas se somos dependentes e não lideramos a nós mesmos. Reavalie todas as situações em que você está à frente de algo, coordenando, decidindo e seja honesto consigo. Como já disse, analise a realidade. Em que momentos sua liderança se sobressai?

A clareza de objetivos em relação à sua própria carreira e vida fará com que atinja o que deseja. Fixe metas, prazos e a forma para conquistá-los. Isso também poderá acontecer quando apresentar uma idéia ao seu superior e ela for aprovada. É a oportunidade para fazer acontecer junto aos seus parceiros, aqueles já mencionados no item acima. Mas faça isso sem perder o foco de que agora é a sua vez de coordenar, que você está consciente das ações necessárias para isso e que se planejou para tal.

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