Os 7 caminhos para a inovação

Seja criativo, inovador! Não faça igual ao vizinho. Conheça alguns pontos que vão ajudá-lo a ser você. Inovar faz parte do espírito empreendedor. A inovação acontece quando o ser humano dota de utilidade algo que ainda não tinha. Quando enxergamos coisas que estavam em nossa frente e não eram perceptíveis, apenas pelo fato de mudarmos o ponto de vista, vivenciamos um momento especial da existência humana: criar para o mundo algo que era necessário para atingirmos nossos objetivos, e aqui vou além das questões puramente econômicas.

Tendo isso em mente, podemos traçar os caminhos que levam a essa inovação dentro da vida de um empreendedor. Considerando os pontos internos e externos, ou seja, aqueles que precisam ser analisados dentro e fora da empresa, estabelecemos as diretrizes certas. Criar ambientes favoráveis à inovação nos permite planejá-la, assim não dependemos apenas do acaso, como pensa a maioria das pessoas.

Cada um com características bem definidas, os caminhos para as oportunidades inovadoras estão dispostos em uma ordem decrescente de confiabilidade e previsibilidade. As quatro primeiras fontes são tidas como ?sintomas?. Visíveis, esses indicadores de mudanças estão dentro da empresa. Acompanhe-as:

1. O inesperado ? O sucesso, o fracasso e o evento externo inesperados.

2. A incongruência ? A realidade como ela é de fato e como se presume ser ou ?deveria ser?.

3. A inovação ? Baseada na necessidade do processo.

4. Mudanças ? Na estrutura do setor industrial ou do mercado que apanham a todos desprevenidos.

O segundo grupo de fontes paras as oportunidades inovadoras implica mudanças fora da empresa ou do setor:

5. Mudanças demográficas ? Populacionais.

6. Mudanças de percepção ? Além da disposição e significado.

7. Conhecimento novo ? Tanto científico como não-científico.

As linhas que delimitam essas fontes de oportunidades inovadoras são nebulosas e existe uma considerável sobreposição entre elas.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima