Os 7 ingredientes de sucesso no varejo

Quer ter sucesso em um novo empreendimento no varejo? Confira sete dicas que podem ajudá-lo nesta empreitada. Como obter sucesso em novos projetos no varejo? Essa é a pergunta que todos os grandes administradores tentam responder diariamente para obter um melhor desempenho nos seus negócios. Existem 7 ingredientes de sucesso no varejo, que quando bem planejados e executados, levarão a sua empresa a obter um excelente desempenho. São eles:

1. Clara estratégia e diferenciação

» Possuir uma intenção estratégica clara.
» Desenvolver estratégias que diferenciem a experiência de compra do cliente.
» Foco em seus clientes e não nos da concorrência.

O administrador deve traçar suas estratégias por meio da inovação buscando maior valor ao cliente, isso significa que deve planejar ações que visam a melhoria de serviços ao consumidor, um ambiente que proporcione uma experiência de compra que encante o cliente e faça-o desejar voltar à sua loja.

2. Eficiência na execução da estratégia

» Ser eficiente e rápido na execução.
» Alto envolvimento do quadro diretivo da empresa e orientação voltada para toda a equipe a se colocar a serviço do cliente.
» Participação de todos os envolvidos desde o começo de um novo projeto.

Para obter uma maior eficiência e sucesso no processo de execução da estratégia é fundamental o envolvimento e participação de todos aqueles que direta ou indiretamente estarão envolvidos com o novo projeto desde seu início, ou seja, desde o desenvolvimento de idéias e elaboração da estratégia.

3. Obsessivo foco no consumidor

» Regra de ouro (golden rule): ?Trate os outros da mesma forma que gostaria de ser tratado.?
» Intenção transparente e positiva diante do consumidor e construção de relacionamentos.
» Busca constante para compreensão do comportamento de compra dos seus clientes, de modo a desenvolver uma relação harmoniosa e uma atmosfera de compra agradável.

O administrador deve procurar responder à seguinte pergunta diante do seu cliente: ?Você nos recomendaria a um amigo?? E seguir duas regras básicas sobre o consumidor, quais sejam:

» Regra número 1 ? O cliente tem sempre razão.
» Regra número 2 ? Mesmo que o cliente esteja errado, leia novamente a regra número 1.

4 ? Capacidade de desenvolver alianças e colaboração

» Procurar desenvolver parcerias que gerarão vantagens e benefícios ao consumidor e, conseqüentemente, ao seu negócio.

A citação acima é fundamental para o sucesso de uma parceria, como vimos anteriormente um dos ingredientes de sucesso no varejo é o foco obsessivo no consumidor. Portanto, ao pensarmos em alianças, devemos pensar primeiramente se é o que o nosso cliente deseja e se lhe agradará, caso contrário de nada adianta construir uma aliança, por mais que acredite que poderá ser lucrativa aos negócios. As conseqüências de uma má aliança surgirão mais para frente, quando perceber que seu cliente deixou de ir a sua loja e suas vendas estão caindo.

5. Inovação em busca de valor

» Reinventar.
» Recriar.
» Se não muda, perde espaço.

Vivemos uma realidade de constantes mudanças, e uma pergunta que deve ser feita e busca estimular o processo de inovação e mudança é: ?O que estamos fazendo nessa segunda-feira é por que fizemos na última segunda-feira ou porque é a coisa certa para ser feita??

6. Capacidade do líder

» Alinhamento por meio de uma conduta consistente com a filosofia da empresa. Qualidades indispensáveis:
» Determinação.
» Criar desafios.
» Capacidade de encontrar as melhores soluções.
» Ter disposição para aprender e ensinar.
» Delegar e saber compartilhar tarefas, objetivos e reconhecimento.
» Ter uma eficiente interação e comunicação com pessoas.
» Ter senso de justiça e disciplina.
» Assumir responsabilidades pelos seus atos e da equipe.

A liderança gerencial se caracteriza pela capacidade do líder em levar todas as pessoas a trabalharem pelos mesmos objetivos, obtendo a máxima eficiência de sua equipe, e sempre com o ideal de que deve, primeiramente, motivar para obter resultados e não apenas se utilizar dos resultados como fonte de motivação.

7. Construção de marcas

» Posicionamento claro e presente em toda a organização ? preço, visual de loja, atendimento, propaganda e localização de pontos-de-venda.
» Vínculo emocional ligado à marca ? imagem positiva, fidelidade, satisfação e entusiasmo do cliente.
» Coerência ao longo do tempo.
» Necessidade de desenvolver a marca com proposta/entrega de valor que deve ser aspiracional ou consistente.

A finalidade dos 7 ingredientes de sucesso no varejo é servir como ferramenta de apoio para que o administrador e empresário possa refletir sob a ótica de cada ingrediente e procurar buscar as respostas que possam levar o seu negócio a um sucesso cada vez maior.

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