Os 7 segredos que vendem

Os 7 segredos que vendem Aconteceu uma coisa engraçada comigo, eu estava em minha biblioteca revirando as centenas de livros de vendas que tenho, quando encontrei uma jóia: Os Sete Segredos Que Vendem ? As Mais Modernas Técnicas de Venda, de Edward J. Hegarty.

Repare que o subtítulo do livro é ?As Mais Modernas Técnicas de Venda? e, acredite, esse livro é de 1966. ?Incrível?, pensei comigo. ?Desde, no mínimo, 1966 estão escrevendo livros de vendas e ainda encontramos muitos vendedores e gerentes despreparados nessa área.? Então, pergunto a você: será que era mais fácil vender em 1966?

Acho que era muito mais difícil vender. As pessoas naquele tempo não tinham esse consumismo que vemos hoje, e os vendedores tinham de ralar (o termo é esse mesmo) muito mais do que fazem hoje.

Então, se esses sete segredos ajudavam um vendedor a vender mais naquela época, tenho certeza de que hoje eles também vão ajudar. Confira os sete segredos descritos por Edward J. Hegarty:

1. Pense antes em seu cliente ? Essa é a mais difícil mudança mental que você tem de fazer. Todo vendedor acha que está falando a língua do cliente, quando na verdade não está. Geralmente, não pensamos nos clientes, pensamos em nós mesmos. Nas nossas comissões, na nossa premiação. E o cliente fica em segundo plano. Sendo assim, a maioria dos compradores não confia nos vendedores. Eles têm aquela imagem de que o vendedor está tentando empurrar alguma coisa, em vez de ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

2. Planeje o seu trabalho e o sucesso será mais fácil ? Muitos vendedores querem ter sucesso, mas não querem passar o mínimo de tempo planejando. Querem fechar negócios, mas não escolhem os seus prospects. Querem negociar melhor, mas não se preparam para essa etapa. A verdade é que não há sucesso sem planejamento, esforço e trabalho.

3. Venda o que tem ? O conhecimento total dos produtos e serviços que cada vendedor vende é essencial para o sucesso. Muitos vendedores começam a tentar ?encaixar? os seus produtos e serviços na necessidade do cliente e acabam fazendo uma venda, perdendo a chance de fazer tantas outras mais tarde.

4. Exercite-se para ser melhor no futuro ? Nenhum vendedor pode parar, ele tem de crescer. Tantos os melhores quanto os medíocres jamais podem parar de aprender, de serem melhores.

5. Tenha entusiasmo ? O que é o verdadeiro entusiasmo em vendas? Não é o ruído da voz, o pisar forte. Vem de dentro e reside na sinceridade, seriedade, crença e confiança. Entusiasmada não é uma pessoa alegre e sorridente todo o tempo, mas um profissional que gosta do que faz, acredita na sua empresa e nos produtos/serviços que comercializa, aprende e se diverte enquanto vende.

6. Tenha vontade de trabalhar ? Trabalho e êxito andam juntos. Todos nós podemos fazer mais e com mais velocidade do que estamos fazendo. Quem trabalha com vendas e está decidido a ter sucesso e ganhar muito dinheiro não tem tempo de fazer corpo mole, deixar as coisas para amanhã, pois amanhã terá muitas outras coisas interessantes para fazer. Não tem tempo de ficar batendo papo na cozinha, chegar atrasado nem sair adiantado. Quem vende quer vender.

7. Seja estimado por todos ? A vantagem de ser estimado por todos ? superiores e subordinados ? é que você vai encontrar muito mais oportunidades. Claro, não dá para agradar a todos, e esse nem deve ser o seu papel (o seu papel é vender). Mas se fizer corretamente o seu trabalho, não fofocar, falar mal dos outros, atrapalhar os colegas, etc. (premissas básicas de um bom relacionamento), você certamente será uma pessoa bem-vista.

Reescrevendo esses sete segredos do sucesso em vendas, percebi que eles estão mais modernos do que nunca e, provavelmente, quando olharmos essas informações daqui dez anos, elas continuarão valendo.

Isso comprova que não é difícil ter sucesso em vendas. Não é uma coisa que muda a toda hora, muito pelo contrário. As técnicas são basicamente as mesmas. A diferença não está na informação, mas em como colocá-la em prática.

Então, agora você tem duas opções. Terminar de ler este artigo e ir fazer outra coisa ou dedicar alguns minutos para traçar um plano de ação em cima disso e melhorar as vendas da sua empresa. Qual será a sua escolha?

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