Os benefícios da assertividade

A pessoa que adota esta comunicação aprende, entre outras coisas, a colocar limites às pessoas agressivas, que tentam invadir seu espaço A comunicação assertiva é o estilo que possibilita SER e PARECER, pois suas características estimulam uma comunicação transparente, honesta, objetiva e de mão dupla. A assertividade possibilita a um profissional ser mais competente na medida em que se torna uma pessoa segura e confiante em seu potencial, clara e concisa em suas relações.

De acordo com Vera Martins, em Seja Assertivo (Editora Alegro), a pessoa que adota esta comunicação desenvolve relações interpessoais maduras, baseadas no auto-respeito e no respeito aos outros colegas. Além de colocar limites às pessoas agressivas, que tentam invadir seu espaço. Também aprende a defender-se do excesso de poder e a controlar seu medo de integrar-se ao grupo, sem se deixar manipular ou dominar pelo conformismo da maioria, conservando a riqueza da sua própria individualidade.

Entre outros comentários, mais profundos sobre o assunto, Vera aponta três condições importantes para ser assertivo:

1º) Saber o que quer e aonde quer chegar.

Se você não sabe aonde chegar, qualquer caminho leva a algum lugar que pode ou não agradar. A clareza do seu desejo é condição básica para uma comunicação firme, direta e segura. O autoconhecimento é uma boa forma de obter esclarecimentos sobre seus sentimentos, pensamentos e desejos. Clarificando suas expectativas, é bom planejar de que forma você vai chegar ao destino escolhido.

2º) Partir de um pensamento positivo.

Se suas expectativas forem altas, os resultados serão também altos, mas, se forem baixas, a dúvida e a insegurança levarão você a titubear diante da situação. Portanto, mentalizar positivamente o resultado desejado o ajudará a percorrer o caminho com determinação e confiança. Porém, essa positividade deve ser um pano de fundo para uma análise dos fatos e dados com isenção e rigor, transformando a ameaça em oportunidade de sucesso.

3º) Ser proativo para atingir os resultados.

Ser proativo é antecipar possíveis problemas que possam interferir nos resultados finais, planejando para não permitir que ocorram. A proatividade ajuda você a não ser pego de calça curta.

Uma pessoa que sabe o que quer, acredita na sua capacidade e age proativamente, assume a responsabilidade por sua própria vida e por suas escolhas. Assim, está habilitado a se tornar uma pessoa assertiva.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima