Os fatos advertem: esperança faz mal para sua empresa

As consequências de ter esperanças

Recentemente, perguntaram-me: por que as empresas têm dificuldade para atingir seus objetivos? Por que os pequenos empreendedores quebram? Quais são os principais erros cometidos por eles?

Tenho certeza de que isso acontece por uma só causa: excesso de esperança. Deixe-me explicar melhor. Spinoza, um sábio filósofo, dizia que “a esperança é a crença de que algo que não depende de você pode acontecer”. Isso significa que – cheios de esperança – nossos empresários:

Não planejam

Planejar significa antecipar. Quando tento imaginar o que acontecerá no mercado, como meus clientes se comportarão ou qual será a melhor maneira de negociar com meus fornecedores, estou me preparando tanto para aproveitar oportunidades como para neutralizar ameaças. Em um mundo que muda tão rapidamente, a capacidade de planejar é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Não acompanham a implementação

Também existem os empresários que planejam e apostam que tudo correrá exatamente como previram. Isso nunca acontece. Baseado nas minhas experiências como executivo de vendas de empresas que foram líderes de mercado, hoje tenho certeza de que nosso índice de sucesso está intimamente relacionada à capacidade de monitorar o tempo todo se aquilo que foi planejado está acontecendo de fato. Como dizem os mais sábios: “O porco só engorda com o olho do dono”.

Não controlam os resultados

Tenho uma querida amiga, empresária bem-sucedida, dona de uma fábrica de bolsas. Outro dia, ela me perguntou por que trabalhava tanto e ganhava tão pouco. Não foi preciso muito tempo para verificar que o grande problema de Ana – e de tantos empreendedores – é a paixão por fazer e a falta de vontade de controlar. Controle demanda paciência e persistência. E quanto maior for o seu negócio, melhor controlado ele precisa ser. Lembre-se dos antigos que diziam que “quanto maior é a altura, maior é o tombo”.

Não aprendem com seus erros nem com o dos outros

“Humildade” é a palavra-chave. Mas o que é humildade? Para mim, é sinônimo de “noção de limites”. Ninguém sabe tanto que não possa aprender nem tão pouco que não tenha o que ensinar. Ao reconhecermos nossos erros, damos o primeiro passo para progredir e melhorar como pessoas e profissionais.

Não estudam

Acredite nesta frase: “Não há nada mais prático que uma boa teoria”, até porque a maioria das teorias foi desenvolvida em função da observação de como as coisas funcionavam. Eu sempre me lembro que a maçã não caiu sobre a cabeça de Newton porque ele inventou a teoria da gravidade. Foi ao contrário.

Finalmente, lembre-se do que diz Chico Buarque na música Bom Conselho: está provado, quem espera nunca alcança.
Pense nisso e boas vendas!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima