Disciplina significa punição apenas quando é imposta por alguém. Quando você faz o esforço de disciplinar a si, não é punição. É poder, é eficácia, é liberdade.
A autodisciplina abre um mundo de chances e oportunidades que de outra forma não se abririam. Da maneira mais básica, a autodisciplina é a prática de agir, seguir atitudes e tomar decisões que você sabe que serão boas. Ou seja, seguir o caminho que você mesmo traçou, agindo conforme o plano. Isso, certamente, não é punição. De fato, é extremamente recompensador.
É verdade que precisamos nos esforçar para manter a disciplina. O mundo apresenta uma abundância de distrações, que continuam a crescer em quantidade e poder de persuasão. A cada momento, você precisa renovar sua dedicação, sua promessa original de manter o que foi decidido. Por isso é tão importante que seus objetivos estejam de acordo com o que você realmente quer da vida.
A disciplina produzirá frutos generosos. Canalize seus esforços em uma única direção e os resultados, em breve, aparecerão.