Os gostos da tal elite

Quais são as últimas pesquisas, novidades e tendências do mercado?

A aquisição da revista VendaMais dá direito ao acesso do conteúdo exclusivo do site VendaMais. Se você é assinante, basta digitar seu e-mail e senha. Caso tenha adquirido a revista nas bancas, digite a palavra-chave SEGREDOS, válida apenas para o mês de março.

 

Criatividade para diferenciar seus produtos e serviços

 

O que a concorrência não faz – Com o dólar baixo, fica cada vez mais difícil os vinhos brasileiros concorrerem com os importados. Por isso, a gaúcha Salton lançou uma mistura de vinho tinto com espumante – um produto que, por enquanto, não sofre com concorrentes.

 

Interatividade – O site de Natal da Bauducco chamou atenção dos pequenos influenciadores de compra. Tudo devido a uma tecnologia simples, que permitia às crianças escolherem um bonequinho que as representasse, colocarem seu nome nele e assistirem a uma historinha em que o Papai Noel interage com o tal boneco. Criatividade substitui grandes investimentos.

 

Segmentação – A Brasil Foods criou um site exclusivo para o público gourmet, mais refinado. Além de disponibilizar receitas, o www.ouroperdigao.com.br ouve as opiniões desse tipo de consumidor mais qualificado.

 

Os gostos da tal elite

Recentemente, o Ibope Mídia lançou a pesquisa The Elite Consumer, que mostrou um pouco dos gostos dos usuários de internet superqualificados. A pesquisa seguiu os parâmetros do Target Group Index, parceiro do Ibope: primeiramente, pegou-se uma amostra das pessoas entre 12 e 64 anos das classes A, B e C e, depois, separou-se dali os 5% com maior potencial de consumo, com mais dinheiro para gastar. Eis o que os donos da grana responderam:

 

  • 85% desse público confiam na internet como fonte de informação. Como anda seu site?
  • 91% pesquisam sobre o produto ou serviço on-line antes de adquiri-lo. As pessoas encontram as informações do que você vende de forma simples e confiável no seu site?
  • 81% concordam que vale a pena pagar mais por produtos de qualidade. A do seu produto ou serviço é evidente?
  • 70% procuram ser fiéis às marcas que gostam. Você cativa seus clientes?
  • 50% afirmam que gostariam de comprar um Smartphone nos próximos 12 meses. Pense em desenvolver um aplicativo ligado ao que você vende para o aparelho.

 

Grandes números

  • 3,2% é quanto aumentou a renda do brasileiro com emprego formal em outubro de 2009, em comparação com o mesmo mês de 2008. Os dados são do IBGE, que pesquisou as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
  • 71 é o índice de confiança dos brasileiros em meios de comunicação como TV, rádio e jornais, segundo o Ibope. Perdem para membros da família (90), bombeiros (88), igreja (76) e empata com as forças armadas. Logo atrás vem os amigos, com 67. Mais uma prova da força das indicações em um processo de vendas.

 

Frase

“Vemos 2010 dentro de uma perspectiva melhor que a de 2009, com crescimento do PIB entre 4% e 5% e aumento do emprego formal e da oferta de crédito ajudando”

Sussumo Honda – Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

 

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima