Os males da procrastinaĆ§Ć£o

Nosso subconsciente vĆŖ o atraso como uma maneira de diminuir o tempo que deverĆ­amos dedicar a determinadas tarefas. Segundo estudos feitos pela empresa norte-americana Solomon & Rothblum, 65% dos alunos do ensino mĆ©dio daquele paĆ­s desejam aprender a parar de deixar as coisas “para depois”. O mesmo problema afeta a todos em sua equipe?

Ɖ a temida procrastinaĆ§Ć£o. Vamos adiando aquela tarefa que precisa ser feita. Segundo psicĆ³logos, isso acontece porque nosso subconsciente vĆŖ o atraso como uma maneira de diminuir o tempo que deverĆ­amos dedicar Ć quela tarefa. Se nĆ£o gostamos de determinado trabalho, preencher um relatĆ³rio, por exemplo, o deixamos para o final do dia, para aquela horinha que nunca sobra. Algumas maneiras para vocĆŖ parar de procrastinar:

1. Trabalhos burocrĆ”ticos ? O ideal Ć© tocar no papel apenas uma vez. Tenha uma hora durante o seu expediente para lidar com toda a sua papelada: relatĆ³rios, e-mails, memorandos internos, pedidos de material/ressarcimento de despesas, entre outras. Evite interrupƧƵes (telefonemas, por exemplo) nessa hora.

2. Tarefas que lhe sĆ£o desagradĆ”veis ? Use a mesma estratĆ©gia que vocĆŖ usa com seu filho pequeno: nada de sobremesa enquanto nĆ£o comer as verduras. Da mesma forma, deixe as suas tarefas preferidas para o final do dia, comeƧando com aquelas que o “torturam”. Sobram razƵes para isso. Ao estabelecer um “prĆŖmio”, seu corpo e sua mente fazem de tudo para merecĆŖ-lo. No final do expediente, vocĆŖ estĆ” mais cansado, mas nĆ£o sentirĆ” a fadiga ao fazer aquilo que lhe dĆ” mais prazer (sua produtividade nĆ£o cai). AlĆ©m disso, terminar o dia com algo gostoso de fazer permite que vocĆŖ vĆ” para casa bem-humorado.

3. Tarefas grandes ou complexas ? Divida a tarefa em vĆ”rias tarefas menores e estabeleƧa datas para o comeƧo e tĆ©rmino de cada uma. Por exemplo, de segunda-feira de manhĆ£ atĆ© quarta na hora do almoƧo, coletar informaƧƵes. De quarta a quinta, montar o esqueleto do projeto, e assim por diante. AlĆ©m disso, use a rotina a seu favor. Procure destinar os dias mais desocupados para realizar as tarefas maiores.

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