Os novos desafios do marketing

Da “era da incerteza” para a “era da imprevisibilidade louca”, muita coisa mudou. É preciso estar atento a essas mudanças para que seu empreendimento seja um sucesso. Durante décadas o marketing viveu na ?era da incerteza?. Era um momento bom para os empreendedores, pois incerto era tudo o que poderia dar errado. Para ter sucesso bastava fazer planejamento estratégico, perguntando: ?Que ações vamos implementar se, por acaso, o plano A não der certo e a vaca for para o brejo?? Estratégia, então, era fazer exercícios de futurologia transformando dados em previsões e certeza subjetiva em incerteza objetiva. Espiar o futuro dava lucro.

Mas, hoje, vivemos na ?era da imprevisibilidade louca?. É um momento ruim, pois a imprevisão total faz a estratégia paralisar, a tática empacar e o medo tomar conta. Mas diante desse quadro, o que um empreendedor pode fazer? Vejamos:

1. Duvide das declarações clássicas infalíveis ? Uma empresa, recém-chegada no Brasil, duvidou que o melhor argumento para se vender amaciantes era o ?branco total radiante?, paradigma tido como verdade até pelas agências de propaganda. A empresa questionou ? Ora, quando uma dona de casa lava uma roupa branca, ela fica admirando o branco alvo ou cheira a roupa e sente o odor de limpeza? Colocaram mais perfumes nos amaciantes e as vendas dispararam. Duvidar para crescer, esse é o novo desafio dos empreendedores.

2. Esqueça o segmento e busque nichos ? Mulheres, é segmento. Mulheres grávidas, é nicho. Mulheres que engravidaram aos 45 anos, é um super nicho. Hoje, quem não tiver um nicho, terá um lixo de mercado. Descobrir e encantar nichos dá mais resultados que vender para segmentos. Quanto menor você for, maior você será. Para isso, use o Database Marketing para conversar com seu público-alvo. É o seu desafio para crescer.

3. Conquiste vantagem competitiva ? Você ainda faz isso, basicamente, com preço baixo e diferenciação. Não ganha mais quem é melhor, mas quem é diferente. Ser percebido como único em alguma coisa é o seu desafio diante da concorrência predatória nem que seja com senso de humor: ?Meu caldo de galinha é o único que contém corococó.? Crie posicionamento, pois a batalha continua sendo pela mente do cliente.

4. Tenha pesquisa em uma mão e intuição na outra ? Pela pesquisa a cama é o lugar mais perigoso do mundo, pois é onde mais se morreu até hoje. O empreendedor de sucesso sabe que pesquisa sem intuição é fracasso. E intuição sem pesquisa é derrota. Seu desafio é acreditar em seus palpites.

5. Não use míssil para matar minhocas ? Para a maioria dos negócios o que mais funciona ainda é a mídia seletiva, o marketing direto, mala-direta e telemarketing com enfoques novos. Obtenha uma resposta direta de seu cliente e mantenha um diálogo de fidelização.

6. Adote o ?cardiomarketing? ? O mundo mudou, mas o coração humano continua carente de reconhecimento e afeto. Portanto, não satisfaça, deslumbre; não venda, seduza.

7. Transforme subordinados em parceiros de sedução ? A razão é simples: funcionários encantados encantarão clientes desencantados. Primeiro, seduza os seus; depois, os de fora. Vale lembrar: o lucro está lá fora.

8. Preocupe-se com uma causa, não com seu negócio ? Há empreendedores que se desesperam: ?Será que a internet destruirá meu negócio?? Ora, com essa pergunta errada, você mostra que está orientado para você mesmo, não para o mercado e que não tem vocação para servir. A atitude certa é: ?Ótimo! Com o crescimento da internet, terei mais um canal de alternativa para atender meu amado cliente.?

9. Irrite-se positivamente, pois a criatividade nasce da angústia ? Alguém se irritou quando viu sua esposa limpando a orelha do nenê com um palito de fósforos e inventou os cotonetes. Um executivo se irritou, quando foi pagar a conta em um restaurante e percebeu que estava sem dinheiro vivo na carteira e inventou o Diners Club. O êxito nasce da irritação. Marketing ainda é a administração da criatividade. Para vencer os desafios que virão atualize paradigmas, seja fanático pela inovação contínua, desenvolva uma emoção competitiva e troque o medo do futuro pelas ferramentas certas.

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