Os Quatro Pilares da Liderança

A nova economia exige um novo perfil de liderança. Cai o gerente e nasce o lĂ­der. Substitui-se a imposiĂ§Ă£o pela persuasĂ£o, a carreira pela missĂ£o, os objetivos pela visĂ£o compartilhada, o medo pela confiança e a individualidade pelo espĂ­rito de equipe. A nova economia exige um novo perfil de liderança. Cai o gerente e nasce o lĂ­der. Substitui-se a imposiĂ§Ă£o pela persuasĂ£o, a carreira pela missĂ£o, os objetivos pela visĂ£o compartilhada, o medo pela confiança e a individualidade pelo espĂ­rito de equipe.

Em tempos de mudanças constantes e aceleradas os novos lĂ­deres devem ser adaptĂ¡veis e flexĂ­veis, mas sem perder a essĂªncia. É como a Ă¡gua, se colocada no copo, toma a forma de um copo, se numa bacia, tambĂ©m acompanha o mesmo formato, mas nunca deixa de ser a Ă¡gua. A nova liderança estĂ¡ baseada em quatro pilares:

1 – VisĂ£o Compartilhada A equipe deve se sentir parte da visĂ£o de futuro e principalmente estar consciente que estĂ¡ participando da construĂ§Ă£o da ponte que leva o presente ao futuro. O lĂ­der que consegue engajar seu time nessa visĂ£o, jĂ¡ alcançou 50% do caminho para o sucesso. A visĂ£o compartilhada Ă© o maior de todos os incentivos, pois desperta nas equipes o sentimento de comprometimento, o que mais o empresĂ¡rio deseja ter de seus colaboradores. Mas porque as pessoas nĂ£o se comprometem facilmente com a vida da empresa? Porque nĂ£o se sentem construtores do futuro ! O lĂ­der deve ter 80% do seu tempo no futuro e 20% no presente, enquanto sua equipe Ă© justamente ao contrĂ¡rio. Mas mesmo que a equipe esteja 80% no presente, ela deve ter a plena consciĂªncia para onde estĂ¡ indo, o que se espera dela e quais serĂ£o suas recompensas no futuro. Este Ă© o primeiro desafio da nova liderança.

2 – InteligĂªncia Emocional A capacidade tĂ©cnica de um lĂ­der representa 20% do seu sucesso, os outros 80% estĂ£o em suas competĂªncias intrapessoais e interpessoais. A sua inteligĂªncia intrapessoal se resume na capacidade que o lĂ­der tem em lidar com suas prĂ³prias emoções; reconhecĂª-las, controlar os impulsos negativos e ter facilidades em superar momentos difĂ­ceis, alĂ©m de ter iniciativa, boa adaptabilidade e acima de tudo otimismo. JĂ¡ sua competĂªncia interpessoal, estĂ¡ baseada em sua capacidade de influenciar pessoas, criar empatia se colocando no lugar delas. Esta competĂªncia tambĂ©m exige que o lĂ­der goste de pessoas e descubra os seus talentos mais latentes. Em alguns casos Ă© como petrĂ³leo, o lĂ­der precisarĂ¡ cavar fundo para encontrar o valor. Esta competĂªncia Ă© altamente desafiante, pois alĂ©m de tudo, o lĂ­der tem que inspirar seu time e muitas vezes gerenciar conflitos.

3 – Conhecimento profundo do seu negĂ³cio e o entendimento das forças que o influenciam Esta etapa Ă© essencial para o sucesso na liderança. Sem o domĂ­nio do conhecimento de seu negĂ³cio, o lĂ­der dĂ¡ vazĂ£o para tomada de decisões equivocadas e terĂ¡ grandes dificuldades de comandar a sua equipe. Ele deve nĂ£o sĂ³ conhecer o seu negĂ³cio, como tambĂ©m todas as forças que possam influenciar seus resultados, tanto internas; pessoas, processos, novos produtos, custos etc. Como as externas; mercado, fornecedores, concorrĂªncia, clientes. Esta nova liderança exige que o lĂ­der conheça seu negĂ³cio, mas isso nĂ£o significa que ele deva ficar totalmente voltado para ele, e sim para o como seu empreendimento poderĂ¡ superar as expectativas do mercado. Muitas vezes o lĂ­der precisa desaprender sobre as regras que mantĂ©m seu negĂ³cio para aprender o que li garantirĂ¡ o futuro. E esta visĂ£o, misturada com a agilidade Ă© que manterĂ¡ as empresas vivas no futuro.

4 – InteligĂªncia Espiritual A mentira, a falta de fĂ© e de Ă©tica nĂ£o tem espaço na nova liderança. Os colaboradores seguirĂ£o lĂ­deres confiĂ¡veis, transparentes e que acima de tudo sĂ£o justos e de personalidade magnĂ©tica. E este magnetismo sĂ³ Ă© alcançado por lĂ­deres que tĂªm fĂ© na vida e em Deus. A inteligĂªncia espiritual estĂ¡ acima da religiĂ£o, nĂ£o exige dogmas, apenas serenidade, pois consiste em respeitar a vida, o meio ambiente, os seres vivos e estar em constante equilĂ­brio e harmonia como o todo.

A nova liderança Ă© baseada em lĂ­deres Ă­ntegros e conscientes de sua missĂ£o, seus colaboradores devem se sentir tranqĂ¼ilos, pois o novo lĂ­der irradiar paz.

Marcelo de Almeida Ă© terapeuta, consultor e palestrante em marketing, vendas e motivaĂ§Ă£o. É diretor-fundador do IMA e da Smart Marketing de Incentivos. Foi consultor da Trevisan, da Coopers & Lybrand e do Dale Carnegie. E-mail: [email protected] Visite: www.marcelodealmeida.com.br

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