Os segredos do sucesso de profissionais considerados extraordinários

Carreira, comunicação e dinâmica de grupo Em uma visão geral, sabemos que o mundo globalizado está forçando o profissional moderno a estar sempre em evolução, por isso não há mais espaço para ?os reclamadores de plantão?.

Hoje, o mercado de trabalho, principalmente na área de vendas, exige profissionais altamente qualificados e comprometidos com a função que exercem. O profissional estilo ?jeitinho brasileiro? ou ?bombril? (mil e uma utilidades) está fora do páreo.

Nestes tempos de pressão contínua, só há espaço para o profissional que busca a excelência em tudo aquilo que faz. Para tanto, é necessário que ele seja conhecedor de tudo o que diz respeito a sua área de atuação.

E quais são os principais segredos dos profissionais tidos como extraordinários?

1. Eles procuram manter a mente em um estado altamente positivo, ou seja, não desanimam diante de obstáculos inesperados.
2. Sabem usar muito bem o poder de persuasão para ter sempre com quem contar nas horas mais difíceis.
3. Desenvolvem uma coragem fora do comum, pois sabem que apesar do medo é preciso seguir em frente.
4. Usam sempre a criatividade para resolver os mais variados problemas que surgem no seu dia-a-dia profissional.
5. Têm auto-estima e autoconfiança acima da média, duas fortes características desenvolvidas ao longo dos anos.
6. Na maioria das vezes, procuram fazer aquilo que os outros não querem, por isso se destacam com grande facilidade.

Essas, digamos, ?fórmulas do sucesso?, não são encontradas nos bons profissionais, mas naqueles que estão sempre buscando ser mais, ser excelentes. Para isso, não param de fazer novos cursos, estão sempre participando de feiras, congressos e tudo aquilo que pode contribuir com a sua carreira profissional. Também usam o marketing pessoal de forma ativa e prudente.

E para você, que neste instante pode estar pensando: ?Como posso ser excelente na minha profissão??.

Aqui vão algumas dicas-chave que podem ajudá-lo a seguir firmemente rumo ao tão almejado sucesso profissional:

&raquoNão pare de estudar, faça cursos presenciais e também pela internet.

&raquoConheça novas pessoas todos os dias, com certeza você precisará de algumas delas um dia.

&raquoPesquise como pessoas da sua área estão conseguindo êxito, você descobrirá dicas importantes e poderá adaptá-las para o seu crescimento.

&raquoFaça da internet uma companheira inseparável para estar sempre atualizado.

&raquoE, por último, seja sempre grato com aquelas pessoas que colaboram com você. Lembre-se de que o universo aplaude de pé todo aquele que não desiste de seus sonhos por mais difíceis que possam parecer.

Eugênio Sales Queiroz é consultor e palestrante motivacional. Ministra cursos e palestras pelo Brasil nas áreas de Vendas, Motivação e Liderança.

Visite o site: www.eugeniosales.com.br
E-mail: [email protected]

Dicas de português

Visando / Objetivando

Devemos evitar essas duas palavras quando substituem a palavra ?para?:

A venda foi feita visando solucionar os seus problemas.
Todos estarão prontos a atendê-lo, objetivando lucrar mais.

Torne seu texto mais simples, conciso e claro!

Comunicação

Ética e etiqueta: tudo a ver!
Usar a boa etiqueta também é promover um ambiente de confiança entre cliente e vendedor

Por Adriane Werner

Um dia desses, tive a oportunidade de entrevistar a polêmica e reticente Danuza Leão ? autora, dentre outras publicações, do livro Na Sala com Danuza, que está para ser relançado em breve. O que mais gostei na conversa com a jornalista e escritora foi da sua visão humana e simples em relação ao controverso tema etiqueta.

Concordo totalmente com o que ela disse na entrevista. Foi-se o tempo em que as regras de etiqueta ensinavam qual o talher certo para cada prato, quem deve estender a mão primeiro para cumprimentar ou como se deve cruzar as pernas ao sentar. Em uma época tão marcada por traições políticas e institucionais, Danuza afirmou que as pessoas deveriam lembrar o quanto as palavras etiqueta e ética são parecidas. Para ela, a etiqueta é a ética aplicada ao dia-a-dia, às atividades rotineiras. É promover um ambiente harmônico, sem disputas injustas, sem tapetão, sem fofocas.

Vamos aplicar o raciocínio à área de vendas. Claro que é importante analisarmos o ambiente para escolher a roupa certa, o corte de cabelo ideal e até o tom de voz adequado para agradar o nosso cliente, mas muito mais importante do que isso ? e certamente com muito mais resultado ? é sabermos criar um ambiente agradável e de confiança. É fazer com que o cliente perceba no vendedor um parceiro e não se sinta acuado com cada intervenção durante a conversa. É promover uma verdadeira negociação ganha-ganha, em que o acontecimento da venda não seja apenas um momento, mas a coroação de um relacionamento que não começa nem termina na venda.

Ter etiqueta, então, é agir com bom senso e naturalidade, respeito e segurança, transparência e honestidade. E isso, no final das contas, mostra também que as dicas de conduta, roupas, cortes de cabelo e acessórios para o ambiente de trabalho, que chamamos de etiqueta profissional são, no fundo, ferramentas para a criação de um ambiente harmônico, que facilite a boa convivência e comunicação entre as pessoas.

Adriane Werner é jornalista, âncora de TV e palestrante nas áreas de Oratória, Media Training, Empreendedorismo e Etiqueta Profissional.
Visite o site: www.adrianewerner.com.br
E-mail: [email protected]
Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e confira o vídeo ?Ética e Etiqueta: Tudo a Ver?, com Marcelo Caetano.

Dinâmica de grupo

Ingresso para o sucesso

Nessa atividade, vendedores ajudam uns aos outros a resolverem problemas de vendas atuais. É adequada para todo o pessoal de vendas, incluindo os novos integrantes, que podem oferecer novas perspectivas para situações de vendas.
A dinâmica dura de 10 a 15 minutos e, para realizá-la, é necessária uma folha para cada participante com as seguintes informações:

Ingresso para o sucesso

Instruções:
Considere um problema de vendas que você está tendo atualmente e anote-o nas linhas abaixo. Depois, traga-o com você na próxima sessão, pois servirá como bilhete de ingresso.





Antes de iniciar, distribua para cada vendedor uma folha com as informações acima. Diga a eles que leiam as instruções, preencham a folha e tragam-na para a sessão, pois servirá como ?ingresso?.

Quando os vendedores estiverem reunidos para o jogo, instrua-os para que passem seu ?ingresso? para a pessoa à sua esquerda. Cada vendedor terá um ?ingresso? contendo um problema formulado pelo outro. Permita de 20 a 30 segundos para que os vendedores considerem o problema e escrevam a solução no verso do formulário. Passado esse tempo, grite: ?Hora do show?, que servirá como indicação de que os vendedores devem passar o ingresso para a pessoa à sua esquerda.

Continue dessa maneira até que cada vendedor tenha recebido sua folha de volta. Permita alguns momentos para a avaliação das soluções no verso do formulário. Então, encerre a sessão.

Fonte: O Grande Livro de Jogos de Vendas, de Peggy Carlaw e Vasudha Kathlenn Deming (Editora Qualitymark).

Livros

A Essência de Peter Drucker
Elizabeth Edersheim
Esse livro capta seus conceitos visionários sobre administração e os aplica aos cenários com que as empresas se defrontarão nas próximas décadas, além de apresentar os pareceres de Drucker sobre práticas de negócios atuais, mudanças econômicas em curso e novas tendências.
Editora: Campus
Preço: R$ 47,90*

Ferramentas para Empreendedores
Richard Luecke
Da elaboração de um plano de negócios ao desenvolvimento de um bom programa de marketing e vendas, esse livro aborda os fundamentos e as ferramentas indispensáveis ao empreendedor bem-sucedido. Um guia que servirá ao leitor como uma fonte de referências teóricas e práticas para apoiá-lo em sua trajetória profissional.
Editora: Record
Preço: R$ 35,00*

Gigantes da Liderança
Raúl Candeloro
O terceiro livro da Série Gigantes reúne 25 importantes nomes da liderança do Brasil e apresenta o que há de mais relevante sobre o assunto através dos melhores textos já escritos por esses especialistas. Pensado e desenvolvido para ser mentor e conselheiro daqueles que assumem a responsabilidade de conduzir vidas, profissionais e organizações.
Editora: Resultado
Preço: 24,50*

Onde encontrar: www.livrariascuritiba.com.br
*Preços e disponibilidade pesquisados em maio/2007

HUMOR

Em um farol vermelho, uma limusine emparelha com uma Kombi.
Dentro da limusine, um executivo tira um sarro do motorista da Kombi.
-Esta limusine é o máximo! Tem ABS, airbags para todos os passageiros, controle de temperatura automático, computador de bordo, vidros fotocromáticos, televisão com uma antena parabólica, etc. – Mas tem DVD player, ?que nem? a minha Kombi?
O verde aparece no farol e a Kombi sai, deixando o executivo arrasado, pois não tinha esse item tão simples. Ele foi direto mandar instalar o equipamento.
Um dia, os dois carros se encontram de novo, no mesmo farol, e o executivo não perdoou: – Minha limusine tem DVD! Entendeu?
– Mas tem minibar?
O sinal fica verde, e o executivo quer morrer. Correndo, manda instalar um minibar.
Ele passava todo dia naquela esquina para encontrar o rival, até que um dia, vê a Kombi estacionada com os vidros fechados. Ele sai da limusine e bate no vidro até que ele se abre. O rapaz põe a cabeça para fora, o executivo bota a maior banca e fala:
– Eu instalei o minibar na limusine!
– O quê? Você me tirou do chuveiro por causa disso?

Não complique o que é simples

Turn over
Por Professora Aurélia

Dias atrás, conversando com um colega, fiquei sabendo que a empresa na qual ele trabalhava estava passando por uma operação conhecida como fusão, ou seja, ela se uniu a uma outra para formar uma nova sociedade.

Essas operações, quando malfeitas, são traumáticas para os funcionários de ambas as empresas. E, segundo meu amigo, nesse caso específico, o principal problema gerado foi o turn over da equipe de vendas.

É, o turn over… A rotatividade de funcionários, as demissões e admissões contínuas da equipe, o giro de pessoas insatisfeitas.

Viu só? Também podemos substituir essa palavra e facilitar, mais uma vez, a nossa linguagem.

Pensamentos

“A diferença entre as pessoas que têm iniciativa e as que não têm é a diferença entre o dia e a noite” Stephen Covey

“A sorte favorece a mente bem preparada”
Louis Pasteur

“Nossa tecnologia passou a frente de nosso entendimento, e a nossa inteligência se desenvolveu mais do que a nossa sabedoria”
Roger Revelle

“O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos e, por fim, acaba sabendo tudo sobre nada”
George Bernard Shaw

“Os maiores pensadores do mundo não têm a menor idéia de como o mercado funciona… e é precisamente por isso que ele funciona”
Tom Peters

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