Os sete passos da negociação

Conheça os fatores essenciais da negociação Negociação é uma palavra é muito falada e pouco conhecida em seu real significado! E com isso grandes desperdícios ocorrem por toda parte!

Qual é o empresário, diretor ou gerente que admitirá que sua empresa poderia dar mais lucro do que deu? (Se é que deu lucro!) Raramente isso ocorrerá! Sabem por quê? Por vaidade e incompetência de negociação. Muitos dizem ser bons negociadores, mas como suas referências são o seu próprio desempenho passam longe de serem bons negociadores.

Não se preocupe você não está sozinho, são inúmeros nessa situação!

Começarei do básico, enumerando os fatores essenciais da negociação, mas isso é apenas uma referência, pois não temos a pretensão de esgotar o assunto em poucas palavras.

1. Conhecimento ? Do mercado, do cliente e de suas necessidades.
2. Respeito ?É básico em qualquer relação. Tudo pode ser dito, desde que da forma adequada.
3. Comunicação ? Sem ela não há negociação! É aqui que reside grande parte dos prejuízos! Ela é o complemento do respeito. Se for feita de forma eficaz, grande parte dos negócios será ganha-ganha.
4. Preparação ? É o conhecimento em ação, habilidade. Levantamento de possibilidades.
5. Proposição ? É o momento em que são feitos orçamentos, propostas. Esse momento está distante do fechamento, e muita gente pensa que acabou aqui por não saber continuar!
6. Barganha ? Nessa fase importantíssima, muitas vezes demorada, é que está a arte de negociar. Lembre-se de que é uma troca. Jamais será exatamente igual à anterior ou a uma oferta padronizada! Devemos ter paciência, ouvir as propostas do outro e fazer as nossas, buscando um ponto de equilíbrio lucrativo. Trocar o que é barato para nós e valioso para o outro. Valorizar cada concessão. Caso haja intransigência e o negócio seja prejudicial a uma das partes, não o faça. Lembre-se: é impossível fazer um bom negócio com uma má pessoa!
7. Conclusão ? Aqui está o fechamento propriamente dito. Quando as partes encontraram pontos que viabilizam o negócio. Ambos têm de ter a sensação de que fizeram um bom negócio. Lembre-se que você ainda vai continuar negociando com essa pessoa ou indicadas por ela em outras ocasiões.
8. Continuidade ? Somente as negociações que cumpriram os quesitos acima terão continuidade! É obvio que em poucas palavras não esgotamos o assunto. Vamos chamar isso de negociação.

Desejo a todos, felicidades e sucesso. Que essa pequena contribuição gere benefícios para você e sua equipe. Novos e melhores negócios a todos que são verdadeiros e leais.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima