Os sete pecados capitais da pequena empresa

Alvo de muitas interpretações, ainda hoje estes sete pecados servem de referência e base para quem busca trilhar o caminho tanto do céu quanto do sucesso. E para quem está disposto a iniciar esta jornada, vale lembrar que para cada pecado capital existe uma virtude oposta a ser buscada Muito citados na Bíblia, os sete pecados capitais já foram utilizados como tema das mais diversas formas de expressão. Livros, filmes entre outros já divulgaram estas faltas, que segundo a história, foram organizados durante a Idade Média pela igreja católica com o objetivo de brecar o avanço do protestantismo e firmar seus valores aos fiéis.

Alvo de muitas interpretações, ainda hoje estes sete pecados servem de referência e base para quem busca trilhar o caminho tanto do céu quanto do sucesso.

E para quem está disposto a iniciar esta jornada, vale lembrar que para cada pecado capital existe uma virtude oposta a ser buscada.

Se você varejista, se identificou com este tema e não pretende ficar em dívida com o céu ou com o seu bolso, conheça aqui os sete pecados capitais e as sete virtudes opostas do varejo:

Os Sete Pecados Capitais do Varejo

As Sete Virtudes Opostas

Centralização

Concentrar em si as decisões. Achar que ninguém além de você sabe fazer as coisas direito na sua empresa.

Empowerment

Permitir que seus funcionários tomem decisões de acordo com o nível de seus cargos. Confie na capacidade dos profissionais que você contratou ou então reveja o seu processo seletivo.

Gestão a moda antiga

Decidir com base no “feeling” e desprezar o valor da informação para gestão do negócio.

Informação como diferencial

Utilizar a informação para dar mais assertividade à experiência ou “feeling”.

Preço

Acreditar que os consumidores só se preocupam com o preço.

Fidelização

Perceber que outros fatores também podem atrair os consumidores além do preço, tais como: produtos diferenciados, atendimento, lay-out de loja, etc.

Contratação Emocional

Usar critérios pessoais e emocionais no processo de seleção de funcionários. Privilegiar aspectos como simpatia e indicação de um conhecido em detrimento da qualificação.

Alta Performance

Contratar ou manter os funcionários por sua competência técnica.

Foco no Operacional

Envolver-se demais em atividades operacionais e reservar pouco tempo para pensar em estratégias.

Visão Estratégica

Não pensar apenas no hoje. Dedicar parte do seu tempo útil para elaborar planos para o futuro do negócio.

Consumidor Inimigo

Achar que os consumidor é folgado e está ficando cada vez mais mal acostumado.

Consumidor Valioso

Perceber que o consumidor é seu maior aliado, pois se ele estiver satisfeito e se sentindo bem atendido ele irá voltar a sua loja inúmeras outras vezes.

Ganha-Perde

Considerar uma boa negociação aquela em que um ganha e o outro perde.

Ganha-Ganha

Praticar o jogo do ganha-ganha. Em uma negociação ambas as partes devem sair satisfeitas para que os bons negócios se repitam.

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