Os ventos da mudança

Os ventos da mudança podem nos alarmar ou nos estimular. Qualquer que seja a nossa reação, a mudança virá, então, é melhor aprender a lidar com ela para fazer as coisas darem certo, sob pena de permitir que o acaso ou o caos nos levem ao erro. Os ventos da mudança podem nos alarmar ou nos estimular. Qualquer que seja a nossa reação, a mudança virá, então, é melhor aprender a lidar com ela para fazer as coisas darem certo, sob pena de permitir que o acaso ou o caos nos levem ao erro. Veja como lidar com a mudança e, ao mesmo tempo, garantir que tudo dê certo:

Lição 1 ? Nunca se dê por vencido pelas circunstâncias. Andy Grove não permitiu que uma doença potencialmente fatal o imobilizasse. Quando uma situação parece estar fora de controle, você se dá por vencido e desiste? Ou procura aspectos da situação que sabe dominar? Quando você se depara com a mudança, o ritmo dos acontecimentos o tira do caminho escolhido ou você consegue incorporar as mudanças à sua vida de forma positiva? O sucesso depende da sua capacidade de descobrir as oportunidades de aprendizado e crescimento existentes em qualquer problema.

Lição 2 ? Se chegar a um beco sem saída, procure pela placa de desvio. Quando Ludwig van Beethoven ficou surdo, ele começou a escutar a música que havia dentro de si mesmo. Mudanças imprevistas o deixam em depressão ou servem de incentivo para você buscar formas de contorná-las? Uma surpresa desagradável o convence a mudar o rumo? Quando a mudança o surpreender com uma parede de tijolos, procure pela janela da oportunidade.

Lição 3 ? Olhe além de si mesmo. Robert Landau colocou as necessidades dos mais necessitados na frente das suas. Uma virada para pior na sua vida o induz à autopiedade ou você coloca sua própria situação em perspectiva? Estender a mão para ajudar pessoas menos afortunadas que você pode ser o melhor antídoto contra a autopiedade e para impedir que você fique remoendo o que o destina lhe tenha trazido.

Lição 4 ? Mude você mesmo antes que seja tarde. Como Albert Schweitzer, você também pode iniciar a mudança em sua vida. Sua carreira se parece com um velho hábito difícil de mudar? Alguma vez você já parou para pensar no enorme sucesso que poderia alcançar se tentasse um caminho radicalmente diferente do que está trilhando? Nunca é tarde demais para revisitar seus sonhos e recuperar o poder revigorante que eles têm.

Lição 5 ? Aja corajosamente. Se Lee Iacocca tivesse tentado apenas instituir pequenas mudanças graduais, talvez sua companhia tivesse ida à bancarrota. Quando percebe que deve promover uma mudança drástica em sua vida ou carreira, você apenas pensa nela ou age decisivamente? Alguma vez você evitou fazer mudanças necessárias simplesmente por temer as conseqüências de ?entornar o caldo?? Raramente a coragem irá prejudicá-lo tanto quanto a passividade ou a inércia. É verdade que nem sempre você consegue traçar seu próprio caminho; outras vezes, porém, os ventos da mudança podem tirá-lo do curso esperado. Para ter uma vida feliz e bem-sucedida, aprenda a dar as boas-vindas à mudança e a usá-la a seu favor, para que as coisas dêem certo.

Emmett C. Murphy é autor do livro A Nova Lei de Murphy (Editora Sextante). ?As coisas não mudam; nós é que mudamos? ? Henry David Thoreau

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima