OSRAM ? 100 anos iluminando a vida das pessoas

OSRAM ? 100 anos iluminando a vida das pessoas Quando uma pessoa tem uma idéia, um insight, o que aparece em cima de sua cabeça, no sentido figurado? Quem falou lâmpada acertou. A empresa Osram, fabricante de lâmpadas, é dona de uma história marcante, que começou na Alemanha em 1906 e até o início da 2° Guerra Mundial estava presente em vários países da Europa e em outros continentes. Após a guerra, a empresa ficou completamente destruída.

A Osram, em meio aos escombros e com a ajuda de mil funcionários, em dezembro de 1945, ressurgiu das cinzas. Como uma verdadeira sobrevivente da 2° Guerra Mundial, a empresa começou a investir em pesquisas e no aprimoramento de seus recursos humanos, criando um modelo de qualidade que se tornou conhecido em todo mundo.

A descoberta de novas formas de iluminação foi a grande ênfase da Osram nas décadas seguintes. Houve um grande empenho por parte dos técnicos, que trabalharam em tempo integral. Como a empresa sempre esteve em constante inovação, cada lançamento exigia equipamentos específicos. Com base nisso, a Osram decidiu fabricar o seu próprio maquinário e, assim, foi possível produzir e controlar todos os componentes de uma lâmpada.

No Brasil
A fábrica se instalou no País, em 1955, na cidade de São Paulo. Em 2004, Roger Michaelis assumiu o cargo de presidente da Osram do Brasil. Ele conta que a inovação é a base da organização e, sobre esse alicerce, a empresa continuará avançando para a conquista permanente do mercado brasileiro. Roger revela que um dos grandes diferenciais da empresa é aliar tecnologia e economia de energia aos seus produtos.

Conforme Roger, a empresa é especialista em iluminação. ?A especialização traz foco, conhecimento e experiência no negócio. Por outro lado, ser apenas um grande especialista não basta. É importante ter a capacidade de transformar conhecimento e especialização em valor agregado ao cliente, e é isso que a Osram faz?, acredita.

Roger, em 1988, trabalhou na matriz da Alemanha; depois voltou ao Brasil e passou por inúmeras funções. Em 2001, foi enviado para uma filial na Índia para atuar como vice-presidente e depois regressou ao Brasil para assumir a presidência. Ele conta que ao longo de sua carreira aprendeu a acompanhar de perto a equipe, atender, dar suporte, facilitar o caminho e partilhar dos negócios com todos. ?A comunicação é fundamental?, declara.

Ele considera um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para manter a equipe constantemente comprometida e motivada. ?Para que isso aconteça, é necessário sempre ter uma estratégia clara e muito bem comunicada para toda a equipe e em todos os níveis. Todos precisam entender o que se espera alcançar, o que se pode fazer individualmente e como se pode participar do conjunto. Basicamente, muita comunicação e espírito de comprometimento?, considera.

No que diz respeito a empreender, Roger entende que é necessário estar atento para perceber as mudanças que acontecem no mercado e se antecipar a elas continuamente. Assim, a empresa não será pega de surpresa com novas tendências ou mudanças que possam colocar em risco o seu desempenho. ?Para empreender é primordial cuidar bem da clientela. Os clientes da Osram são muito importantes, uma vez que nesses cem anos foram eles que se identificaram e acreditaram nos produtos da empresa. Possuímos uma relação de profunda transparência, seriedade e comprometimento com os clientes?, afirma.

A empresa Osram é um exemplo claro de que vale a pena empreender. No ranking mundial, nos últimos anos, além de ser a principal empresa fabricante de lâmpadas, também foi a que mais se expandiu, sendo líder no campo de lâmpadas automotivas. Nos Estados Unidos, três em cada quatro carros trafegam com faróis Osram.

9 dicas da Osram que você pode aplicar na sua empresa:

1. Quando tudo parece ter acabado, saiba que é possível continuar.
2. É fundamental investir em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
3. Aprimorar os recursos humanos de sua empresa dará vitalidade a ela.
4. Mantenha o bom relacionamento da sua empresa com toda a equipe, pois poderá precisar dela, caso seja necessário se reerguer.
5. Transforme o seu conhecimento e especialização em valor agregado ao cliente.
6. Tenha uma comunicação aberta com sua equipe.
7. Esteja atento às mudanças do mercado e se antecipe.
8. Cuide bem de seus clientes, seja transparente, sério e comprometido com eles.
9. Ouse expandir a sua empresa para o mundo.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima