OxigĂȘnio vital

Por maior que seja o seu cargo, remova tudo que existe entre vocĂȘ e o cliente. A voz de quem compra Ă© mais importante do que qualquer relatĂłrio ou pesquisa. O vendedor Ă© o profissional que estĂĄ o mais perto possĂ­vel do cliente, pelo menos fisicamente, se o atendimento for presencial. Independente da forma de venda e, por mais multimĂ­dia que os negĂłcios tenham se transformado, nada oxigena mais uma carreira do que o convĂ­vio saudĂĄvel com o consumidor.

Desligar-se dessa energia positiva Ă© o mesmo que nadar em um leito de rio que acabou de secar. A mesma sensação de lavar vidraças no 20Âș andar sem escada. Sem o contato com o cliente perdemos a noção da realidade e começamos a raciocinar por hipĂłteses. Imaginar que todos pensam exatamente como nĂłs pensamos.

HĂĄ empresas que crescem, mas psicolĂłgica e culturalmente continuam pequenas como começaram. Apesar da extraordinĂĄria evolução, encontraram uma forma de jamais se distanciarem desse ente querido chamado consumidor. Querido sim, porque nessas organizaçÔes as pessoas amam seus clientes. Desculpe, vocĂȘ tem clientes? Consegue amĂĄ-los com sinceridade?

Outras patinam no asfalto porque, ao crescerem um pouco, criam enormes barreiras entre e empresa e os clientes. Montam sedes administrativas e passam a se comunicar com o mercado via indireta, através de sistemas, pesquisas e muita burocracia. Nada é feito sem um relatório ou uma reunião, onde a maior decisão tomada é o agendamento do próximo encontro.

Viciados por essa estranha maneira de proceder, até os vendedores quando são promovidos a chefes iniciam um grande processo de distanciamento dos clientes. Quanto mais alto o cargo, mas distantes ficam das pessoas que compram seus produtos ou serviços. Acham isso tarefa pequena demais para um executivo da magnitude que pensam possuir.

Nada existe sem clientes. A empresa que nĂŁo se desencastelar de suas torres de babel, simplificar a relação com o mercado e nĂŁo ir onde o povo estĂĄ, serĂĄ comprada, vendida ou fechada. O profissional que nĂŁo proceder da mesma forma e nĂŁo se aproximar dos clientes, sem dĂșvida estarĂĄ construindo muros em sua carreira, em vez de pontes.

Por maior que seja o seu cargo na empresa, remova tudo que existe entre vocĂȘ e o cliente. A voz de quem compra Ă© mais importante do que relatĂłrios, pesquisas ou qualquer outra forma indireta de comunicação. Ainda que exerça outro tipo de atividade, puxe para si a nobre tarefa de atender dez clientes, como fazem as grandes empresas emocionalmente bem resolvidas.

Entender de clientes, saber lidar com pessoas, descobrir, interpretar e satisfazer necessidades sĂŁo atributos que valem ouro no mercado. Outra expertise fundamental Ă© a capacidade para gerar lucros e aumentar a produtividade da empresa.

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