Padronização é sobrevivência

Redes são formadas por lojas onde se presume encontrar os mesmos produtos, preços, condições e atendimento. Redes são formadas por lojas onde se presume encontrar os mesmos produtos, preços, condições e atendimento. Embora possa parecer monótono, bandeiras costumam trazer uma sensação de “mesmice”. Consumidores mal acostumados que fomos, por cadeias internacionais que aqui se instalaram nas últimas décadas, temos a idéia de que são estruturadas, gêmeas na forma e no conteúdo.

Nos últimos 10 ou 15 anos vimos redes nacionais se multiplicarem, disputando em seus segmentos a liderança do número de lojas disponíveis. Gigantes de extrema fragilidade, em células próprias ou franqueadas, não têm se mostrado capazes de preservar suas identidades. Falta planejamento estratégico nas ações e coerência na unidade de pensamento. Falta metodologia na implantação de projetos de novas lojas ou na adequação das antigas ao novo modelo.

Os principais “desvios” de padrão encontrados em nossa avaliação qualitativa em redes de todos os tipos de segmentos, em sua radical maioria nacionais, podem ser assim enumerados:

  • presença de antigos logotipos em algumas lojas, que resistiram até a duas mudanças posteriores efetuadas pela rede;
  • falta de padronização na comunicação visual interna geral;
  • presença de materiais promocionais de campanhas já não mais existentes;
  • falta de informação do pessoal da loja quanto a campanhas de comunicação em vigor;
  • prática de preços diferentes entre uma loja e outra para o mesmo produto;
  • mix de produtos bem diferente em lojas com padrão de área/região similares.

É preciso dar passos seguros e consistentes a cada mínima mudança, entendendo como pode e se é viável de ser implantada nas estruturas disponíveis e de onde sairão os recursos de investimentos necessários para tanto. Caso contrário, num futuro bem próximo talvez tenhamos estabelecimentos que nos parecem simples homônimos?, ou ainda pior, franqueados independentes (e potenciais concorrentes do que foi um dia o “modelo” adquirido), redes quebradas e projetos frustrados.

Fica o convite a todos os envolvidos para que façam um exercício de reflexão para visionar onde estarão daqui a 5 anos e qual será o valor real de sua marca.

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